A longa e penosa jornada da Apple com o teclado "borboleta" caminha para o fim. O plano da empresa de pagar US$ 50 milhões (R$ 263 milhões em conversão direta) para resolver uma ação coletiva feita em 2018 sobre o teclado defeituoso recebeu aprovação preliminar de um juiz federal da Califórnia nesta terça feira (29).
O processo alegou que a empresa estava ciente dos defeitos do teclado antes mesmo de lançá-lo e os ocultou dos consumidores para continuar vendendo os MacBooks Pro.
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O montante inclui US$ 13,6 milhões em honorários advocatícios, até US$ 2 milhões em custos de litígio e US$ 1,4 milhão em custos de administração de acordos, com o restante distribuído entre os consumidores lesados. Os termos se limitam a sete estados norte-americanos: Califórnia, Flórida, Illinois, Michigan, Nova Jersey, Nova York e Washington.
Início da ação judicial sobre o teclado borboleta
MacBook Pro da Apple, modelo que chegou a ter o teclado borboletaFonte: Apple
Em 2018, Zixuan Rao e Kyle Barbaro foram os clientes responsáveis pelo início do processo. Os dois tiveram problemas com o teclado borboleta, novidade do MacBook Pro que prometia trazer uma experiência mais precisa e com menos erros durante a digitação.
Em contato com a assistência técnica da Apple e depois da falha em resolver o problema, Rao recusou a oferta da empresa de enviar o computador para a Central de Reparo. Barbaro aceitou o conserto oferecido, mas o teclado voltou a apresentar defeitos. Por estar fora da garantia, a Apple teria lhe cobrado para resolver o que era necessário.
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