O iFixit comprovou que o Face ID pode deixar de funcionar com a troca de tela do iPhone 13. Um dos sites mais tradicionais na avaliação de eletrônicos — em termos de facilitação na assistência técnica — realizou a desmontagem do aparelho em uma live na última semana, onde os espectadores puderam acompanhar o processo.
Segundo o experimento, o Face ID requer um display oficial da Apple para funcionar, apesar da nova disposição facilitar a troca de componentes. A equipe tentou até mesmo transferir os sensores para a nova tela, mas não obtiveram resultados positivos.
O relatório da desmontagem mostra que o Face ID funciona mesmo quando desconectado do sensor frontal. No entanto, qualquer substituição de tela impossibilita o seu funcionamento. "Tentamos retirar os sensores do Face ID do display antigo e transferi-los para o novo hardware, mas sem sucesso. Parece que o display está bloqueado em série para o telefone", diz a publicação.
Mudança de comportamento
"A menos que a Apple revise esse comportamento no software, as substituições de tela fora do reparo autorizado da Apple perdem toda a funcionalidade do Face ID", avisa o iFixit em seu relatório. O iPhone 13 recebeu uma nota 5 de 10 em reparabilidade.
A análise aponta que ainda não há maneira fácil para substituir o vidro traseiro em caso de queda e o emparelhamento de componentes de software complica muitos reparos. Além de prejudicar a credibilidade do reparo de terceiros, reduzindo a funcionalidade crítica do dispositivo quando estes são realizados sem as ferramentas proprietárias da Apple.
Categorias