Nesta quarta-feira (2), a Roku anunciou o lançamento do seu dispositivo de streaming Roku Express no Brasil. O concorrente do Chromecast chega ao país por R$ 349,90 com fabricação nacional, realizada em Manaus.
Com a proposta de transformar TVs comuns em smart TVs, o set-top box se conecta aos aparelhos por meio de uma entrada HDMI e tem interface simples e intuitiva. Um controle remoto com botões de atalho para os serviços mais populares também acompanha o dispositivo.
São mais de 100 mil filmes e programas de TV disponíveis em 5 mil canais gratuitos e pagos. Netflix, Globoplay, HBO GO, Amazon Prime Video, Apple TV+, Telecine e Vix são alguns dos serviços de streaming disponíveis. Apps como Spotify, PlayKids, BabyFirst e LooLoo Kids também aparecem listados na Roku.
A data de chegada do produto às lojas brasileiras ainda não foi divulgada, mas deve acontecer nas próximas semanas.
Novidade pode agradar
A Roku é pioneira em streaming para TV, e o Express é seu produto mais vendido em todo o mundo. Em janeiro de 2020, a empresa anunciou sua chegada ao Brasil, mas a inserção no mercado nacional aconteceu de um jeito diferente do que todos esperavam: por meio de uma parceria com a AOC.
Em vez de lançar a famosa caixinha que se conecta a uma TV, a plataforma veio já embutida em duas smart TVs. De acordo com a empresa, a estratégia de entrar no mercado brasileiro com uma TV serviu para mostrar ao consumidor a marca da Roku.
O mercado de TVs no Brasil já é maduro, o que permitiu uma penetração maior no varejo para preparar terreno para a chegada do Roku Express.