A partir de US$ 40 mil, você pode levar para casa a versão mais baratinha da nova Cybertruck da Tesla, lançada por Elon Musk no último dia 21. O novo veículo é lindo, futurista, verde e inovador – com apenas um senão: o dito inquebrável Tesla Armor Glass se espatifou ao primeiro golpe (e ele foi transmitido ao vivo para todo o planeta).
O que deu certo
Falemos de coisas boas. Por cem dólares (R$ 420, promoção) você encomenda um veículo que faz de zero a 100km/h em 6,5 segundos e pode rebocar até 6,3 toneladas de carga (carga útil de 1,6 toneladas, com suspensão a ar adaptativa que o inclina para trás para facilitar o carregamento).
São três opções de bateria, com aproximadamente 400, 500 ou 800 quilômetros de autonomia e suporte para carregamento de 250kW através de Superchargers.
A carroceria é um exoesqueleto em aço inoxidável (chamado de Ultra-Hard 30X Cold-Rolled e que resistiu a marretadas no palco), com janelas e parabrisas feitos do revolucionário Tesla Armour Glass. A picape chega ao mercado com dois e três motores, ambas as versões com tração 4x4.
O que deu errado
Inspirado no Lotus Esprit S1 do filme de James Bond The Spy Who Loved Me (e não, o Cybertruck não se transforma em um submarino), o veículo foi apresentado nas instalações da Tesla em Hawthorne, Califórnia, para fãs e jornalistas. Mesmo com toda a tecnologia empregada em um veículo revolucionário, o que é notícia em todo o mundo se resume aos poucos segundos em que um assistente de Musk atira um objeto contra um dos vidros – o mesmo que o CEO da Tesla afirmou, em 2017, que resistiria até mesmo a uma explosão nuclear.
Tempo para consertar o estrago ele tem. A produção da Cybertruck deve começar apenas no fim de 2021 (a versão com três motores só deve aparecer em 2022).