A Strategy Analytics divulgou uma recente pesquisa que mostra o crescimento do mercado global de smartwatches, que alcançou a marca de 12 milhões de unidades vendidas. O número representa crescimento de 44% no segundo trimestre de 2019 se comparado com o mesmo período do ano passado. A Apple, com o seu Apple Watch, é a principal fabricante do produto e domina 46% do mercado.
O diretor-executivo da Strategy Analytics comentou que "houve um crescimento de mais de 50% de vendas do smartwatch da Apple, que passou de 3,8 milhões de unidades vendidas no primeiro trimestre de 2018 para 5,7 milhões no mesmo período de 2019. A empresa está muito à frente de seus concorrentes e evita a competição direta com o Fitbit. Isso demonstra porque ela lidera o mercado com tanta diferença".
Samsung voltou ao 2º lugar
Logo atrás da gigante do Vale do Silício vem a Samsung, que voltou a ocupar a segunda posição no mercado, passando a Fitbit. Em 2019, a empresa sul-coreana registrou mais de 2 milhões de vendas globais do seu relógio inteligente, número duas vezes maior do que o registrado em 2018. A marca passou a dominar 16% do mercado de fabricantes de smartwatches.
Já as vendas da Fitbit no mundo registraram queda. Enquanto no primeiro trimestre de 2018 a empresa vendeu 1,3 milhão de unidades, nos primeiros meses de 2019 foi vendido apenas 1,2 milhão de produtos. A empresa está sofrendo com a concorrência com a Apple e precisar agir rápido para se recuperar. O Fitbit passou a representar apenas 10% do market share, uma queda de 15% em relação ao ano passado.
Para analista, vendas globais continuarão em alta
De acordo com o analista sênior da Strategy Analytics, Steven Waltzer, "o mercado de smartwatch deve continuar crescendo, pois consumidores estão usando seus relógios, com seus smartphones, para ajudar na vida fitness".
Categorias