A Lenovo lançou no mês passado um smart display com Google Assistente, que basicamente leva a experiência do smart speaker para as telas de um gadget. Agora, segundo fonte dos Nikkei Asian Review, a própria Google estaria trabalhando em seu próprio dispositivo e a meta seria realizar uma distribuição massiva para as vendas de final de ano.
O novo produto entra na disputa com o Amazon Echo Show e faz parte da estratégia da companhia da Mountain View para popularizar sua plataforma de inteligência artificial confeccionada especialmente para Smart Displays. O software foi criado para facilitar acesso a notícias, streaming de música e filmes, reprodução de podcasts, rádios e livros falados; consulta de compromissos e receitas e comunicação por mensageiros, entre outras coisas.
Rumores indicam que o produto deva se chamar Pixel Slate ou Pixel Screen e o hardware possa ter uma câmera frontal com dois microfones, tela de 10 polegadas e bateria removível. O aparelho, inicialmente, não teria assim nenhuma funcionalidade extra além das conhecidas até agora e a previsão é de que 3 milhões de unidades sejam colocadas nas prateleiras mundiais. A montagem estaria sendo realizada pela Pegatron, de Taiwan.
Com isso, a Google estaria nas lojas ao lado da LG, Lenovo, Sony e JBL, que também possuem o software Smart Display com a Google Assistente. Aliás, como a assistente digital é uma rival poderosa para a Alexa, multiplicá-la no mercado pode ser uma boa tática para superar a família Echo. Ainda não há confirmação da empresa e nem mesmo estimativa de preço ou lançamento.
A disputa pelo mercado desses gadgets tem aumentado nas últimas temporadas e é bem possível que se torne ainda mais acirrada com a evolução e a chegada de outras gigantes, a exemplo da Samsung, Alibaba, Xiaomi e Apple.