O mercado de speakers inteligentes conta com diversas opções, mas, atualmente, é polarizado por dois produtos, Google Home e Amazon Echo, com o dispositivo da Amazon tradicionalmente ficando à frente. O cenário, entretanto, parece estar mudando e o aparelho da Google superou o rival em número de unidades produzidas pela primeira vez.
O resultado dá conta do desempenho de ambos os equipamentos no primeiro trimestre de 2018 e foi revelado em números divulgados pela Canalys. Segundo relatório da companhia de análise, a Google vendeu 3,2 milhões de unidades do Home no período (aumento de 483% em relação ao mesmo período do ano anterior), enquanto a Amazon vendeu 2,5 milhões de unidades do Echo (crescimento de 8%).
Se o número absoluto de vendas já é expressivo para a gigante da web, o avanço da Google fica ainda mais evidente quando a análise é sobre a fatia de mercado de ambas e o crescimento em relação ao ano anterior. No primeiro trimestre do ano passado, a Amazon detinha 79,6% do setor contra somente 19,3% da Google; no mesmo período neste ano, a Google tem 36,2% contra “apenas” 27,7% da Amazon.
Completam o ranking das quatro principais companhias do setor a Alibaba (dona do AliExpress), dona de uma fatia de 11,8% do mercado de speakers inteligentes, e a Xiaomi, com 7% do setor.
Fontes
Categorias