Você conhece o Amazon Echo? Trata-se de um alto-falante em formato cilíndrico que possui assistente de voz inteligente, capaz de reconhecer e interagir com comandos de voz do usuário. Isso significa que o dispositivo pode ser utilizado em diversas tarefas, que podem ser simplesmente chamar um Uber ou até mesmo algo mais complexo, como ler livros da biblioteca do Kindle, tudo de acordo com as necessidades do usuário.
Lançado em 2015, o Amazon Echo deu oportunidade para outras empresas lançarem seus alto-falantes inteligentes – o que significa que a Google e a Apple não perderam tempo e entraram na jogada logo em seguida. A Google trouxe o Google Home, assistente de voz inteligente que foi lançado no ano seguinte e com funcionamento semelhante. Já a Apple criou o HomePod, com a Siri.
De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa Kantar, os norte-americanos ainda não se interessaram tanto assim por esses dispositivos — o que incentivou a Apple e a Google a desenvolverem a tecnologia de próprios alto-falantes inteligentes, para conseguirem seu espaço. Contudo, tudo indica que a maior fatia do mercado pertence à Amazon.
A linha de alto-falantes da Amazon — que contém o Amazon Echo, Echo Dot, Echo Plus e Echo Spot — continua sendo a favorita dos usuários, com preferência de 66% deles. Enquanto isso, os produtos da Google ficam em segundo lugar, sendo preferidos por 30% do mercado.
E como será que os alto-falantes são utilizados? Segundo um estudo realizado pela Google, a maior parte dos usuários do Amazon Echo utiliza seus dispositivos para tocar músicas ou simplesmente escutar podcasts.
Fontes