Benchmarks do Snapdragon 820 revelam chip poderoso que não superaquece
Primeiros testes divulgados pela Qualcomm mostram que a empresa está pronta para deixar de lado os problemas causados pelo Snapdragon 810

Fonte: Phone Arena
Após meses de especulações, a Qualcomm revelou oficialmente o lançamento do Snapdragon 820, chipset que deve estar presente em pelo menos 60 smartphones e tablets lançados em 2016. Junto ao anúncio, a companhia disponibilizou a plataforma de referência do novo hardware para testes, cujos resultados se mostraram bastante satisfatórios.
O Snapdragon 820 é o primeiro chip de 64 bits da companhia com uma arquitetura de núcleos customizada. A decisão de deixar de lado peças produzidas pela ARM resulta em um chip que não tem os mesmos problemas de superaquecimento do Snapdragon 810 — que, em alguns casos, era desacelerado por algumas fabricantes para evitar problemas.
O novo chipset da Qualcomm tem núcleos Kryo customizados, um novo subsistema gráfico e é construído a partir da segunda geração do processo de 14 nanômetros da empresa — a geração anterior era baseada em uma solução de 22 nanômetros. Segundo aqueles que tiveram a oportunidade de testar a novidade, ela mal aqueceu depois de ser submetida a rodadas seguidas de testes e não houve mudanças substanciais de desempenho.
Poder gráfico surpreendente
Além de ser mais rápido, o Snapdragon 820 consome 30% a menos de energia que seu antecessor. Apesar de a performance do chipset ter sido elogiada por quem pode testá-lo, ainda não está claro se ele consegue superar os núcleos A9 Twister da Apple, a não ser em momentos que exigem uma carga pesada de processamento.
Galeria 1
Também há a processada de que a nova GPU Adreno 530 vai oferecer um grande salto gráfico para o mundo mobile, se tratando do chip a ser batido em 2016. Para completar, o controle de memória do novo hardware permite a circulação do dobro de dados do Snapdragon 810, o que deve facilitar a transmissão de imagens em 4K e o processamento de jogos em alta resolução.
Ansioso pelo poderoso Snapdragon 820? Comente no Fórum do TecMundo

Especialista em Redator
Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.