Apresentado durante a WWDC 2017, o novo iPad Pro ganhou destaque, como era de se esperar, mas não chegou a surpreender o público. Agora, porém, uma novidade relacionada ao gadget pode trazer mais alguns holofotes para o novo tablet da Maçã.
Isso porque o aparelho vem equipado com o processador A10X Fusion, com desempenho consideravelmente superior ao seu antecessor e, soubemos apenas agora, construído com o processo FinFET de 10 nanômetros da TSMC — o primeiro chip comercial do gênero produzido pela empresa taiwanesa.
E o processador do iPad Pro ganha não somente em performance, mas também em espaço. Segundo o site Tech Insights, o novo chip pode é 24% menor do que a versão anterior (A10 Fusion) —96,4 mm² contra 125 mm². Se a comparação vai além, ele é ainda 34% menor do que o A9X e 20% menor do que o A6X.
Comparativo entre os processadores A9X e A10X.
Como o iPad sendo o palco da estreia de um chip feito com um novo processo de fabricação, a Apple muda um “ritual” construído ao longo dos anos. Isso porque esse tipo de novidade costumar ser implementado pela companhia primeiro no iPhone — foi assim nas famílias A7, A8 e A9, por exemplo, conforme apontou o site AnandTech.
Esse ano ainda haverá outros grandes anúncios da Apple, e espera-se que o iPhone 8 venha com a próxima geração de processadores da Maçã. Para confirmar essa possibilidade, teremos que esperar pelo menos até setembro, quando os próximos smartphones da empresa de Cupertino devem ser anunciados.
Fontes