Um grupo de ativistas espanhóis autodenominados No Somos Delitos (“Não somos crimes”, em português) chamou atenção do mundo inteiro neste fim de semana ao organizar o primeiro protesto via hologramas da história.
A intenção do coletivo era demonstrar o descontentamento popular do povo espanhol em relação a uma série de novas leis que foram recentemente aprovadas na legislação do país. As novas medidas – sancionadas com a intenção de “proteger os cidadãos” – criminalizam várias formas de protesto e, de acordo com o próprio grupo de ativistas, atenta contra a liberdade de expressão e comunicação.
Em entrevista ao jornal El Mundo, um representante do No Somos Delitos afirmou que a ação organizada neste fim de semana foi planejada para ironizar os efeitos das novas leis. “Com as restrições que estamos sofrendo em nossa liberdade de reunião, a última opção que teremos será protestar com hologramas”, afirmou. Como você pode ver no vídeo que abre esta notícia, as representações holográficas dos protestantes caminharam em frente à Câmera dos Deputados da Espanha.
Como parte de sua campanha, os ativistas também lançaram o hotsite Hologramas por la Liberdad (“Hologramas pela Liberdade”), que reúne informações sobre as medidas proibitivas e permite que qualquer cidadão transforme seu rosto em um holograma – uma forma bem simples e acessível de participar dessa manifestação futurística.
Categorias