Uma tentativa de ação promocional do aplicativo de entrega de comida SpoonRocket não foi muito bem-sucedida nesta sexta-feira (23). Pertencente à mesma empresa que comanda o iFood, o app teve seu lançamento oficial na última segunda-feira (19) e prometia entregas rápidas (em até 35 minutos) de produtos de restaurantes “diferenciados” que não possuíam sistema de delivery anteriormente.
Porém, o que deveria ser uma jogada de marketing certeira acabou indo por água abaixo: o aplicativo prometeu realizar entregas gratuitas (tanto no valor do produto quanto no frete) de potes de sorvete da marca americana Ben & Jerry’s no dia 23 de setembro, das 14h às 18h ou até que os estoques se esgotassem, mas não foi exatamente o que aconteceu.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O que deveria ser uma jogada de marketing certeira acabou indo por água abaixo: o aplicativo prometeu realizar entregas gratuitas, mas não foi exatamente o que aconteceu
A ação é bastante similar à que foi feita pelo Uber, aplicativo de transporte particular, no último mês de julho. Também em uma sexta-feira (15), o serviço entregou gratuitamente em domicílio picolés da marca Diletto. Bastava ordenar o delivery pelo aplicativo e receber as guloseimas no conforto do lar (ou do trabalho, da faculdade etc.). Apesar da sobrecarga causada pela promoção e de muita gente ter ficado sem, os sorvetes foram entregues das 11h às 15h, conforme prometido, e muita gente saiu satisfeita. Ponto para o Uber.
Entrando numa fria
O problema com a ação do SpoonRocket é que, além da promoção ter durado apenas alguns minutos após seu início às 14h, o aplicativo apresentou problemas dos mais diversos e – pior – não atendeu sequer as pessoas que supostamente haviam conseguido obter uma notificação positiva sobre a entrega. Foi uma chuva de reclamações nas redes sociais: a página do aplicativo no Facebook ficou inundada de comentários negativos e os clientes do app xingaram muito no Twitter.
Que ação fraquinha essa da #SpoonRocket e do @benandjerrysBR para o #DiaDoSorvete eim? Não aguentou nem 2 minutos funcionando
— Doug Ribas ¯\_(?)_/¯ (@doug_ribas) 23 de setembro de 2016
A Promoção do #DiaDoSorvete da SpoonRocket e Ben&Jerry's foi mais rápida que o Bolt nas olimpíadas. Sacanagem, distribuíram 7 potes? MDS
— JHONATA RIBEIRO (@JHONRAFAEL) 23 de setembro de 2016
A Spoonrocket foi infeliz na ação promocional, inventaram de distribuir sorvete Ben & Jerry's e não cumpriram #Melhoras #SpoonRocket
— Toun Toun (@_cleitontoun) 23 de setembro de 2016
#DiaDoSorvete FAIL da @spoonrocket. Aplicativo deletado e JAMAIS baixado novamente #TullaLuana. hahaha
— Marcus Soares (@marcusoares) 23 de setembro de 2016
Acho que fomos enganados novamente... em menos de 10 minutos foi de restaurante FECHADO p/ ACABOU #SpoonRocket @spoonrocket @benandjerrysBR pic.twitter.com/GvVk3F0bVB
— Juliana Gagliano (@JuuhGagliano) 23 de setembro de 2016
Os seguidores da página do SpoonRocket no Facebook não ficaram muito felizes
Algumas pessoas, porém, relataram terem recebido o sorvete, mas a maioria esmagadora ficou a ver navios.
@ravanscafi @kkcamilla @FlaviaSund @eloilolo @spoonrocket o meu chegou!!!!!
— João (@jpmurray10) 23 de setembro de 2016
Sentindo na pele
A redação do TecMundo, como era de se esperar, tentou entrar na onda do sorvete grátis também e acabou se dando mal. O pedido foi feito às 14h em ponto e, aparentemente, tudo havia dado certo. Apesar de o aplicativo ter apresentado erro na hora de inserir o endereço e de concluir o pedido, recebendo uma mensagem que dizia que “o restaurante está fechado”, tudo acabou dando certo e o pedido foi confirmado, inclusive através de um email.
Confirmação recebida por email pelos clientes
Após mais de uma hora, nenhum sinal da entrega do sorvete. Ao acessar novamente o aplicativo, ele indicava que o produto já havia sido entregue no endereço pedido. Nenhum sinal de delivery foi visto no prédio da redação e nem dos arredores, mesmo com o recebimento de uma notificação feita pelo aplicitivo indicando que a entrega já havia sido realizada. Uma tentativa de contato via telefone com a central de atendimento ao cliente do SpoonRocket acabou frustrada pelo tempo de espera absurdo: 23 minutos para falar com algum atendente.
Notificação de chegada do produto
Porém, à 17h55 o primeiro dos quatro pedidos confirmados foi entregue por um motoboy. Segundo ele, mais de 200 motos estão aplicadas nos deliveries, mas com o início das atividades apenas depois das 15h, tudo acabou se acumulando e atrasando. Com o fim do expedientes em muitos escritórios a partir das 17h, diversos pedidos não puderam ser recebidos pois os clientes não se encontravam mais no endereço de destino, mas o entregador afirmou que todos os pedidos confirmados serão entregues, mesmo que seja necessário fazer corridas amanhã, sábado (24).
No momento da publicação dessa matéria, o número de reclamações continua extremamente alto nas redes sociais, o que mostra o grande descontentamento dos clientes com a ação de marketing conturbada do SpoonRocket.
Tentamos falar com a assessoria do iFood, responsável pelo aplicativo, mas até o momento da publicação ninguém retornou o contato.
Fontes
Categorias