Depois de aproximadamente dois meses do sucesso explosivo de seu lançamento, Pokémon GO parece ter chegado àquele inevitável momento em que a febre de novidade e a curiosidade estão morrendo. Segundo um estudo da Slice Intelligence, o game da Niantic já perdeu cerca de 79% dos jogadores que gastaram algum dinheiro no título desde o seu pico global, em 15 de julho. Os dados são provenientes de comprovantes de transações eletrônicas.
No ápice de sua popularidade, Pokémon GO tinha um faturamento total que era consideravelmente maior do que o de todos os outros jogos mobile somados – o que é um feito e tanto se considerarmos os títulos de sucesso que encabeçam a lista há algum tempo. Mesmo depois de uma queda tão grande, o game da Niantic continua sendo o mais lucrativo da atualidade.
O total de gastos com jogos mobile em geral passou por um grande pico nos dois primeiros meses de Pokémon GO
Em um de seus gráficos, o levantamento da Slice mostra que o total absoluto de gastos com jogos mobile passou por um grande pico nos dois meses com a chegada do game dos monstrinhos de bolso, eventualmente descendo de volta para os níveis normais. Na prática, isso provavelmente significa que boa parte dessa receita foi impulsionada por consumidores novos, que inseriram nessa área uma quantia de dinheiro que normalmente gastariam com outras coisas. Com o fim da febre, eles voltaram a deixar de gastar com títulos para smartphones.
Recuperação possível
O fenômeno da queda nos gastos com o título da Niantic é algo natural, uma vez que seria inimaginável um game conseguir manter por muito tempo o nível de interesse que Pokémon GO recebeu no lançamento. O fato do jogo ter se mantido em primeiro mesmo depois das coisas esfriarem já é um feito e tanto, de forma que só podemos imaginar como os números estariam se o game tivesse saído com batalhas diretas entre treinadores e troca de pokémon, entre outras coisas.
Os pokémon da segunda geração pode atrair muitos jogadores de volta quando for liberada
O CEO da desenvolvedora, John Hanke, já confirmou que outras gerações das criaturinhas serão adicionadas ao título algum tempo depois que o jogo finalmente for liberado em todos os países do mundo. Com isso em mente, será necessário observar quanto dos jogadores pagantes vão voltar para Pokémon GO por conta da adição – e quanto desse público as atualizações e funcionalidades inseridas até lá conseguirão prender de maneira mais permanente.
Fontes
Categorias