(Fonte da imagem: SlashGear)
O SOPA e o PIPA foram deixados de lado por enquanto, mas isso não significa que o trabalho do senador norte-americano Lamar Smith, uma das principais bandeiras de apoio ao projeto, tenha chegado ao fim. Outro projeto de lei proposto por Smith promete abalar as estruturas da web, caso seja aprovado.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Trata-se do HR 1981, uma proposta que obriga os provedores de internet a rastrear e manter armazenados, por 18 meses, todos os dados referentes às suas transações financeiras online. Assim, cada vez que você usar o cartão de crédito, por exemplo, suas informações de IP e histórico de pesquisa são armazenadas em um banco de dados.
Segundo Lamar, a ideia não é controlar aquilo que os cidadãos de bem fazem, mas sim apertar o cerco contra a pornografia infantil. Assim, com as informações sendo armazenadas pelos provedores, o governo poderia solicitar o conteúdo quando necessário. Na prática, você estaria sendo vigiado e gravado mesmo sem fazer nada de errado.
O projeto ainda está em análise e segue tramitando, o que significa que muito em breve deve ser apresentado para votação.
Categorias