Maarten de Vries (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)
Durante a IFA 2013, tivemos a oportunidade de conversar um pouco com Maarten de Vries, CEO da TP Vision. Formada há pouco mais de 17 meses, a joint-venture é a responsável pela administração da linha de televisores que traz em si a reconhecida marca Philips.
Segundo Vries, a iniciativa surgiu com o objetivo de responder às novas demandas de um mercado no qual é preciso ser cada vez mais ágil para sobreviver. Isso acontece através da união da eficiência e capacidade de produção da TVP Technology com a tradição de inovação que acompanha o nome Philips, cuja ligação sentimental com uma grande parcela do plúbico consumidor se mostra bastante forte.
O executivo afirma que um dos mercados mais importantes para a joint-venture é o Brasil, cujo crescimento nos últimos anos tem se mostrado animador. Em um período recente, a TP Vision aumentou em 6 vezes suas vendas de Smart TVs em nosso país, número que só é rivalizado pelo mercado russo, que viu sua base instalada de dispositivo quadruplicar no mesmo período analisado.
Embora reconheça que nosso país apresente alguns desafios únicos, como a recente queda do valor do Real no mercado internacional, Vries se mantém otimista quanto ao futuro próximo. Segundo ele, a empresa vai investir pesado em eventos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro para chamar a atenção do público consumidor e expandir a presença da marca Philips em território nacional.
O diferencial Philips
Questionado quanto ao que considerada ser o diferencial dos televisores com resolução Ultra HD produzidos por sua companhia, o CEO afirma que isso está bastante relacionado à qualidade das imagens e experiências oferecidas ao consumidor. Como exemplo, ele citou a tecnologia de upscale Ultra Resolution, que não só melhora a exibição de conteúdos produzidos em formato Full HD como aprimora filmagens nativas no formato UHD (também chamado de 4K).
Demonstração da tecnologia Ambilight (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)
Outro ponto citado por ele é o design dos aparelhos, que contam com funções exclusivas como a tecnologia Ambilight + Hue. Além de os aparelhos produzidos pela empresa contarem com uma quantidade variável de luzes laterais que fazem com que o ambiente ao redor se transforme, um aplicativo especial permite transferir esse elemento de iluminação para luminárias espalhadas pela sala, o que ajuda a reforçar a sensação de imersão proporcionada pelo conteúdo que está sendo consumido.
Vries também destaca o serviço Cloud TV, que oferece conteúdos personalizados que incluem desde a programação normal de TV aberta e fechada até vídeos por streaming e conteúdos sob demanda. Segundo ele, a TP Vision trabalha de forma ativa junto a produtoras de conteúdo nacionais e internacionais para oferecer experiências interativas que realmente façam diferença na vida dos consumidores.
Perspectivas futuras
O executivo reconhece que, no momento, a tecnologia de ultra definição ainda não possui um preço exatamente acessível. Exemplo disso é a UHD 9000, televisão top de linha anunciado oficialmente durante a IFA 2013 cujo valor inicial é de 4.999. Embora comparado a produtos concorrentes o dispositivo possua um preço atraente, somente os chamados "early adaptors" e pessoas com grande poder aquisitivo se mostram capazes de adquiri-lo.
Série UHD 9000 (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)
Vries acredita que isso reflete um ciclo natural do mercado, no qual os custos de fabricação e desenvolvimento de diluem naturalmente ao passar dos anos. Segundo ele, em 2014 diversos produtos com a tecnologia 4K devem se tornar acessíveis a uma fatia mais ampla do público, que vai poder aproveitar os benefícios visuais trazidos pela novidade sem que isso comprometa grande parte de seus orçamentos pessoais - algo especialmente importante para o público brasileiro.
O executivo finaliza afirmando que acredita que a tecnologia UHD não deve ser a última evolução no quesito imagem que veremos nos próximos anos. Essa afirmação é baseada no conhecimento de que a indústria em si sempre está investindo na criação de novidades que eventualmente se tornam comercialmente viáveis. No entanto, como esse processo geralmente acontece de forma relativamente lenta, nem todos os consumidores conseguem perceber a transformação constante pela qual nossos aparelhos eletrônicos passam.
O Tecmundo viajou à IFA 2013 a convite da TP Vision/Philips.
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