O automobilismo produz algumas coisas incríveis. Pegue o Peugeot 3008, por exemplo: ele foi concebido pela montadora para ser um crossover/SUV perfeito para levar sua família em uma viagem ou levar seus filhos para a escola ou no zoológico. Aí algum engenheiro maluco resolve que ele também pode virar um monstro devorador de areias que desbrava os desertos em competições de rally – foi assim que nasceu o Peugeot 3008 DKR.
A versão de competição do crossover/SUV nasceu das mãos da Peugeot Sport para disputar o rally Dakar 2017 e outros rallies extremos por aí. O conjunto de suspensão, na parte de amortecedores e geometria, foi revisto para melhorar o comportamento do carro nos terrenos acidentados e nas situações extremas que esse tipo de competição oferece.
Por se tratar de um desbravador de desertos, o Peugeot 3008 DKR vem também com um sistema de climatização que deve ser muito bem recebido pelos pilotos. O motor é um twin-turbo diesel 3.0 de seis cilindros em V que, graças a uma mudança de regulamento, vai empurrar 20 cv a menos para os eixos traseiros do veículo.
O diretor da Peugeot Sport e chefe da equipe Team Peugeot Total disse que o time trabalhou forte para compensar a perda de potência. “Tentamos melhorar todos os pontos que causaram problemas até agora, ao mesmo tempo que continuamos a desenvolver o potencial do nosso conceito, especialmente em matéria de suspensões”, explicou.
Se o 3008 DKR precisar de habilidade para render, esse nunca vai ser um problema para a Peugeot Total, já que a escalação de pilotos é um verdadeiro sonho para qualquer equipe de rally.
As lendas do rally Carlos Sainz e Sébastien Loeb, assim como seus navegadores Lucas Cruz e Daniel Elena, continuam juntos de Stéphane Peterhansel, Cyril Despres, David Castera e Jean Paul Cottret para dar continuidade ao legado de sucesso que esse time conquistou até agora em 2016.
O Peugeot 3008 DKR passará por alguns "testes" antes de ser colocado à prova no Rally Dakar 2017, começando com a participação no Rally do Marrocos, já em outubro, que marcará também a última participação do antecessor do 3008, o 2008 DKR.
Fontes