(Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia)
Enquanto a internet está cada vez mais presente nas plataformas móveis e na classe C, a utilização da web também está crescendo entre a população brasileira. Segundo uma pesquisa encomendada ao Ibope pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e divulgada nessa sexta-feira (7), a internet é o segundo meio de comunicação mais usado pelos brasileiros, só ficando atrás da televisão.
Mais especificamente, a web é utilizada diariamente por 26% dos entrevistados, enquanto a televisão recebe a preferência de 65% dos brasileiros. Um pouco atrás na pesquisa, o rádio ocupa a terceira colocação, com 21% de uso diário, seguido pelos jornais impressos (com 6%) e as revistas semanais (1%).
Para realizar o levantamento, o Ibope ouviu 18.312 brasileiros entre os dias 12 de outubro e 6 de novembro de 2013. A pesquisa cobriu 848 municípios, contando com o trabalho de 200 pesquisadores que aplicaram um questionário de 75 perguntas. A margem de erro é de um ponto percentual.
A intenção da Secretaria de Comunicação Social com o levantamento é “conhecer os hábitos de consumo de mídia da população brasileira [...] a fim de subsidiar a elaboração da política de comunicação e divulgação social do Executivo Federal”. Para isso, a pesquisa será feita anualmente pelo governo.
Dados da pesquisa
O Ibope procurou saber qual são os meios de comunicação mais utilizados de acordo com o gênero, faixa etária, renda familiar, escolaridade, porte do município e atividade dos entrevistados. Os jovens entre 16 a 25 anos são os que mais utilizam a rede, com 48% deles respondendo que acessam a internet diariamente. Enquanto isso, 92% dos brasileiros acima de 65 anos afirmam que nunca usaram ou não costumam entrar na web.
Uso da internet já ultrapassou a da televisão entre os brasileiros. (Fonte da imagem: Reprodução/18digital)
Em média, os brasileiros ficam até três horas e 39 minutos conectados durante os dias da semana. Esse número supera o tempo dedicado à televisão (três horas e 32 minutos) e ao rádio (três horas), mas a pesquisa não informa os dados sobre a utilização do jornal impresso ou das revistas.
Entre todos os entrevistados, 47% deles acessam a rede mundial de computadores a partir de casa. O Distrito Federal é a unidade da federação que conta com maior taxa de acesso à internet, com 63%. O celular é bastante utilizado para entrar na web: 40% dos entrevistados que utilizam a rede afirmaram que também navegam por meio do aparelho.
Fatos e destaques curiosos
A pesquisa encomendada pela Secretaria de Comunicação Social ainda revela alguns pontos interessantes quanto à utilização dos meios de comunicação pela população. Confira alguns deles:
- 53% dos entrevistados comentaram que nunca acessaram a internet, 39% nunca ouviram rádio e somente 3% nunca assistiram televisão.
- Noticiários são os mais assistidos pelas pessoas quando estão utilizando a televisão, com um índice de 80% de preferência. Logo em seguida estão as novelas, com 48%.
- A TV tem uma grande utilização entre os maiores de 65 anos, sendo que 73% deles assistem todos os dias. Também é um meio de comunicação muito frequente para as mulheres e entre as pessoas que realizam atividades domésticas.
- Goiás é o estado onde as pessoas mais assistem televisão, com uma média de cinco horas e 22 minutos. Seguido dele está o Tocantins, com quatro horas e 28 minutos.
- Notícias de jornais impressos são apontadas como as mais confiáveis, com 19% de entrevistados afirmando que sempre confiam nelas. Por outro lado, as matérias em blogs e redes sociais são as menos confiadas pelo público, com 20% das pessoas apontando que nunca confiam nas informações publicadas por esses veículos.
- 68% dos brasileiros conhecem o programa “Voz do Brasil”. Destes, 50% acham o conteúdo ótimo ou bom, enquanto que 66% nunca ouvem.