Todos sabemos que os smartphones ajudam a manter o contato com os amigos, colegas de trabalho ou controlar alguns assuntos de qualquer lugar, mas isso pode atrapalhar o rendimento profissional. Segundo uma pesquisa realizada pela Kaspersky lab, o uso de celulares causa distração e pode reduzir a eficiência no trabalho.
O estudo apontou uma correlação entre os níveis de produtividade e a distância entre os participantes e seus smartphones. Com os dispositivos fora de alcance, o nível de desempenhos das pessoas foi 26% melhor. O experimento testou 95 trabalhadores com idades entre 19 e 56 anos, nos laboratórios das Universidades de Würzburg e Nottingham Trent.
Os pesquisadores realizaram um teste de concentração em quatro simulações diferentes: com o celular no bolso, em cima da mesa, trancado em uma gaveta e, por fim, fora da sala. Ao contrário do que se esperava, a ausência dos celulares não causou tensão nos participantes, uma vez que os níveis de ansiedade foram consistentes em todos os experimentos. Você pode saber mais detalhes da pesquisa aqui.
Fontes