Se você usa o Twitter, YouTube ou Instagram, é bem provável que — em ao menos uma dessas redes sociais — você tenha o costume de seguir os perfis de pessoas famosas na web. Pode ser um blogueiro cujas opiniões você se identifica, uma profissional de moda que sempre dá boas dicas de como se vestir ou até mesmo um gamer que analisa os últimos lançamentos do mercado de jogos e te ajuda a escolher qual título experimentar.
São as famosas webcelebridades — ou, falando em termos mais técnicos, “formadores de opinião”. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Twitter em parceria com o instituto Annalect, esses indivíduos são mais importantes do que você imagina: 40% dos internautas entrevistados pela rede social disseram já ter comprado um produto após perceber que seu “ídolo virtual” vinha utilizando e/ou falando bem dele.
Isso mostra que tais famosos são realmente capazes de influenciar na decisão de compra de seus seguidores, e, nesse momento, são vistos por seus fãs com o mesmo grau de confiança de um amigo próximo, por exemplo. Vale lembrar que, algum tempo atrás, nós do TecMundo publicamos um artigo falando sobre como tem gente ganhando dinheiro com publicidade indireta no Instagram — alguns perfis, graças ao seu número de seguidores, chegam a cobrar mais de R$ 60 mil por postagem na hora de divulgar um produto.
Você já comprou alguma coisa ao ser influenciado por uma webcelebridade? Comente no Fórum do TecMundo
Fontes
Categorias