Uma das grandes preocupações de quem utiliza a Internet com freqüência é quanto a segurança. É bastante comum haver invasões – tanto virtuais quanto bisbilhotice - a conteúdo privado, o que não agrada a ninguém.
Para combater este tipo de coisa, já foram desenvolvidas diversas ferramentas. Agora, o Baixaki vai falar de duas ferramentas em especial, uma para garantir a segurança do conteúdo das suas mensagens enviadas pelo Windows Live Messenger e outra para proteger os dados de seu pen drive.
Segurança no MSN
O Windows Live Messenger é um dos comunicadores instantâneos mais utilizados no mundo todo. Infelizmente, não é de se espantar que hajam tentativas de interceptar o conteúdo das mensagens trocadas entre duas ou mais pessoas.
É justamente para garantir esta segurança que surgiu o programa SimpLite, que criptografa suas mensagens enviadas, que são descriptografadas quando o destinatário as recebe, eliminando assim qualquer risco de que sejam interceptadas e lidas durante este trajeto.
O programa é bem simples de ser usado, bastando que você informe um nome (name) para sua chave de criptografia para que ele conclua o restante, garantido assim a privacidade de suas conversas online. Você deverá proteger esta chave com uma senha e os números da chave são gerados aleatoriamente no quarto passo (são seis ao total), para isso, basta movimentar o mouse pela janela do programa.
Depois da configuração, sempre antes de iniciar o seu MSN abra o SimpLite para não ter nenhum problema quanto a segurança de sua conversa. Quando o programa for iniciado, será necessário informar a senha que você escolheu no processo de configuração.
Privacidade de dados do pen drive
O uso de dispositivos removíveis, como os pen drives, é cada vez mais comum. Pequenos e com uma enorme capacidade de armazenamento, estes pequenos e extremamente úteis dispositivos é praticamente indispensável dependendo da sua área de trabalho ou se você precisa levar muitos trabalhos para a aula.
Porém, devido ao seu pouco tamanho, estes aparelhos podem ser facilmente perdidos, o que gera uma bela preocupação caso arquivos confidenciais estejam armazenados nele. Para lhe deixar um pouco mais de tranqüilidade caso isso aconteça, existem programas que criptografam os dados e os protege com senha, e só com ela podem ser abertos novamente.
Um destes aplicativos chama-se Toucan Portable, um programa portátil que, entre diversas outras coisas (ele também é capaz de fazer cópias de segurança), realiza este tipo de criptografia. Ele também é bem fácil de ser usado e poderá dar mais segurança aos seus dados. Antes de abri-lo, conecte o seu pen drive ao computador.
Abra o programa e acesse a guia cujo ícone é um monitor e um cadeado. Clique sobre o drive correspondente ao seu pen drive e escolha quais pastas e arquivos serão criptografados. Para proteger a todo o dispositivo, clique sobre a letra do cursor e pressione a tecla com o sinal de positivo. Defina uma senha para a criptografia e então pressione Go.
Estes arquivos ficarão protegidos sob a extensão CPT, que só poderá ser removida com o Toucan. Repita todo este processo, alterando a função criptografar (Encrypt) para descriptografar (decrypt), informe a senha e pronto.
Categorias