Não é de hoje que a Microsoft vem se esforçando para melhorar o funcionamento dos Live Tiles. Mas que tipo de mudanças esse sistema pode ganhar? Uma extensão de patente recentemente aprovada pelo escritório de patentes norte-americano pode ter acabado de nos dar essa resposta.
A grande novidade trazida por essa extensão são os “Tiles independentes”. Estes são tiles que não ficam ligados diretamente a um aplicativo, mas sim existem apenas para exibir informações específicas ou trazer avisos importantes, de maneira semelhante aos próprios tiles do Windows 8.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Junto dela, tivemos também um tipo de tile que expande na tela quando você deixa seu dedo sobre o ícone, mas sem tocar na tela. Para tal, a ideia é utilizar sensores 3D que analisam a posição do dedo; alternativamente, você poderia ativar o tile simplesmente tocando um canto específico do quadrado.
E que tipos de informações seriam apresentadas nesses itens? O documento da patente dá alguns exemplos. Como a galeria abaixo mostra, teremos notificações de lembretes, novas mensagens e emails, contadores de tempo, avisos para quando algum amigo está online, sugestões de compra e venda... Enfim, são muitas possibilidades.
Os casos acima são apenas alguns exemplos de novos usos para os tiles, vale notar. A adição de um loop infinito para sua lista de tiles, bem como um sistema de perfis que muda a disposição dos aplicativos exibidos de acordo com sua vontade (modos para trabalho ou lazer, digamos), também são algumas das novidades.
É claro que, como no caso de toda e qualquer patente, essas são ideias que podem nunca sair do papel. Mas as chances de que essas adições sejam lançadas são realmente boas: além de muitos rumores indicarem que mudanças como essas devem chegar ao Windows Phone, a própria Microsoft já apresentou algumas novas funcionalidades dos tiles nos últimos tempos. Agora é cruzar os dedos e torcer que a empresa realmente traga essas melhorias.
Fontes