O mercado de híbridos entre câmeras digitais e smartphones ainda é pequeno e pouco divulgado, mas existe. Buscando a rivalidade com as séries Galaxy Camera ou Galaxy Zoom, a Panasonic apresentou o modelo Lumix CM1, um cameraphone que procura trazer para o mercado mobile (antes abandonado pela marca) o que a fabricante já faz há algum tempo na área de fotografia.
A ideia da empresa é acabar com a dúvida de quem não sabe se vai registrar um momento com a câmera ou com o smartphone — agora, ambos estão em um único aparelho.
Especificações técnicas
- Sistema operacional: Android 4.4 (KitKat)
- Tela de 4,7" (resolução 1080p)
- Processador quad-core Snapdragon 801 de 2,3 GHz
- Memória RAM: 2 GB
- Armazenamento interno: 16 GB (com suporte a cartão microSD de até 128 GB)
- Câmera: 20 MP
- Fotos em RAW e reprodução ou gravação de vídeos em 4K
- Bateria: 2.600 mAh
- Peso: 204 g
- Espessura: 2,1 cm
Galeria 1
O sensor MOS tem 1" e forma uma "lombada" na traseira do aparelho, como é característica desses gadgets. Ele conta ainda com uma lente Leica DC Elmarit (f/2.8) e um botão físico para disparo. O aplicativo da câmera é cheio de configurações e possibilidades de ajustes
O modelo será vendido primeiro na França e na Alemanha como teste de mercado. Se o lançamento de novembro de 2014 for bem-sucedido (o custo é 900 euros, o equivalente a R$ 2.730 reais), ele pode chegar a outros mercados no ano que vem.
Fontes