Você já viu uma placa de vídeo da AMD sendo “preparada” para trabalhar em overclock de alto nível? Neste vídeo o Campeão de Overclocking da Corsair, Ronaldo "rbuass" Buassali e seu parceiro Jacson Luiz "schenckel bros" mostram a preparação e utilização de uma placa de vídeo AMD R9 290X.
A placa de vídeo é uma uma MSI Lightning, similar à que levou rbuass, poucos dias atrás, ao título de Campeão do Master Overclocking Arena Américas Qualifier.
No vídeo, podemos ver um pouco da preparação e das loucuras realizadas por esses overclockers extremos, nos primeiros testes de uma placa nova.
O resultado alcançado (24.792 pontos no benchmark 3DMark 11, um dos mais importantes da Liga Mundial), foi o terceiro melhor do mundo e, segundo eles, esta marca ainda deve ser melhorada, possivelmente com a conquista de um novo recorde mundial.
Confira o equipamento utilizado por eles para atingir essa marca:
- Placa mãe ASUS Rampage 4 Black Edition
- Processador Intel Ivy Bridge E @ 6100 Mhz
- Placa de vídeo MSI R9 290X @ 1620 / 1720 Mhz
- Memórias Corsair Dominator Platinum (Samsung HCH9) 2666 C9 16GB
- SSD Corsair Neutron GTX
- Fonte Corsair AX1500i
Buassali ainda nota que AMD e NVIDIA são arquiteturas diferentes. Um exemplo disso é a frequencia que, nas placas da NVIDIA, ultrapassa os 1.900 MHz; algo que nem sempre pode ser feito nas placas da AMD, já que poucas superam a marca dos 1.600 MHz. Contudo, a placa utilizada por eles possui 4 GB de memória rodando em uma interface de 512 bits.
Fontes