Ao contrário do que foi veiculado em alguns sites de notícias nas últimas semanas, o Orkut continua à frente do Facebook no Brasil. Quem afirma isso é a ComScore, empresa estadunidense especializada em compilar e analisar tendências da internet, contrapondo o que foi divulgado pela Alexa, outra empresa do gênero.
O pessoal do Google Discovery, que havia contestado os dados da Alexa, divulgou hoje novas informações reveladas pela ComScore. De acordo com o novo relatório, o Orkut teve 21,5 bilhões de pageviews (páginas visualizadas) no Brasil no último mês. No mesmo período, o Facebook alcançou apenas 1,7 bilhão no mesmo quesito.
Outro dado divulgado pela ComScore e que mostra a superioridade do Orkut em terras tupiniquins é o número de visitantes únicos: a rede da Google tem uma base de 32,1 milhões de usuários brasileiros, já a de Mark Zuckerberg conta com “apenas” 18,5 milhões por aqui. O tempo online dos visitantes também coloca o Orkut à frente: 8,7 milhões contra 0,9 bilhão do Facebook.
Por outro lado, o crescimento das duas redes no Brasil é bastante diferenciado. O Facebook cresceu 371% no período entre março de 2010 e março de 2011. O crescimento do Orkut é mais lento e, segundo o Google Discovery, acompanha o aumento médio da web brasileira.