No ano passado, a companhia Opera lançou o Opera Max, um aplicativo para Android que permite reduzir o consumo de dados através de rede móvel (3G, 4G e afins). Agora, ele traz uma nova função, chamada App Pass, pela qual operadoras podem dar acesso gratuito de dados a um determinado aplicativo através de patrocínios.
Segundo a companhia, funciona assim: você instala o Opera Max e, quando acessar algum app que acessa dados, como o Facebook, as operadoras poderão oferecer pacotes de dados sem custos para o aplicativo em questão.
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A primeira a aderir ao esquema foi a Telenor, operadora norueguesa que está lançando ofertas em países asiáticos como Vietnã e Myanmar. O intuito é encorajar as pessoas usarem mais a rede de dados móveis, cujo acesso costuma ser caro em países em desenvolvimento (o brasileiro sabe bem disso). Com o tempo, a Opera quer atingir mais países.
Por enquanto, o App Pass funciona apenas com aplicativos selecionados em que o usuário não paga nada pelo acesso. Mais tarde, serão introduzidos passes patrocinados e até alguns planos pagos, em que se desembolsa um preço fixo para acessar um conjunto de apps. Foi como aquela promoção da TIM, cujos dados usados pelo WhatsApp não subtraía da franquia.
Será que alguma operadora brasileira vai se interessar pelo App Pass?
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