Ao escrever um trabalho para a escola ou faculdade, assim como ao redigir um documento relativamente longo, o ideal é que você produza um sumário que vá orientar o leitor. Acontece que esse processo pode ser um tanto quanto chato, simplesmente porque você precisa conferir em que página cada tópico está de maneira manual.
Contudo, o Microsoft Word 2013 conta com um recurso para que sumários sejam feitos de forma automática. Com isso, você pode economizar diversos minutos de esforço, assim como montar um esquema que realmente vai condizer com os tópicos do seu trabalho escrito. E tudo isso é bastante útil, não é mesmo?
O processo é simples e não demanda muitos cliques, assim como você pode conferir logo abaixo, no tutorial produzido pelo Tecmundo. Além disso, é bem provável que esse processo se encaixe na sua rotina em diversas ocasiões.
Pré-requisito
Como já foi citado acima, é necessário que você realize o download do Microsoft Office 2013. Ao clicar no botão abaixo, você vai ser direcionado para a análise feita pelo Baixaki, sendo que a companhia permite que você utilize o pacote de maneira gratuita por um mês.
Organizando os seus papéis...
Antes de qualquer coisa, é necessário esclarecer que o Word trabalha com diferentes tipos de títulos para construir o sumário. Você pode usá-los para marcar subtítulos, por exemplo, sendo que essas alternativas de uso estão presentes dentro do menu “Iniciar”, como mostra a imagem abaixo.
Você pode escolher as alternativas que quiser para organizar o seu texto, mas os modelos prontos do sumário automático do Word trabalham com apenas três opções de uma vez só. Dessa maneira, talvez seja melhor organizar seus textos usando apenas dois subtítulos internos.
Assim que todo o seu trabalho estiver pronto, vá ao menu superior do software e clique na opção “Referências”. As alternativas de trabalho vão mudar, sendo que você precisa escolher a que está no canto esquerdo, chamada simplesmente de “Sumário”.
Classificando todas as partes
Quando você clicar em “Sumário”, vai ser possível escolher entre diferentes modelos, assim como é possível conferir na imagem abaixo. Eles trabalham com os modelos de títulos escolhidos por você, classificando os diferentes estilos na ordem indicada — as duas primeiras opções trabalham apenas com os títulos simples.
Contudo, caso você não queira utilizar diferentes títulos e precise trabalhar com vários subtítulos, há a função “Sumário Manual”. Com isso, um sumário praticamente pronto vai aparecer — você vai precisar apenas preencher os espaços com os títulos e os números das páginas.
Além de tudo isso, ainda há o recurso “Personalizar Sumário”. Assim, você consegue aumentar o número de subtítulos usados e fazer com que os moldes trabalhem com outros modelos de títulos disponíveis pelo Word. Bacana, não é mesmo?
Você pode adquirir o Office direto na loja oficial da Microsoft clicando neste link.
Categorias