Lançada há alguns anos como uma solução unificada para a jogatina nos PCs, a GeForce Experience vem evoluindo e ganhando recursos a cada nova versão, passando de uma ferramenta básica de otimização do sistema para uma verdadeira central de jogos – e drivers – para os adeptos da “Master Race”. Com o utilitário bem mais maduro, a NVIDIA resolveu lançar nesta quinta-feira (8) a versão 3.0 do software, que aposta em uma nova interface e – ao que tudo indica – tem um desempenho que deixa as edições anteriores comendo poeira.
Mais focada em exibir conteúdo personalizado para o usuário, essa versão atualizada do produto passa a exigir algum tipo de identificação para funcionar adequadamente, sendo necessário logar com sua conta da Google, do Facebook ou através de um registro junto à própria NVIDIA. Isso faz com que você ganhe acesso a uma interface que, apesar de manter a paleta de cores característica da empresa, foi bastante reformulada pelos desenvolvedores da casa e lembra bastante as dashboards vistas nos consoles ou no modo Big Picture do Steam.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Logo na janela principal do programa, são exibidos ícones grandes de cada um dos games instalados no seu computador, bastando passar o mouse por cima deles para que surjam opções para remover o título da listagem, conferir detalhes da produção ou, claro, iniciar uma partida. Nesse tipo de visualização, é preciso clicar no jogo para ganhar acesso a lista de otimizações que o aplicativo sugere para tornar sua experiência ainda mais imersiva. Caso prefira o design clássico desse recurso, basta ativar um ícone do canto superior direito da tela.
Na aba Drivers, o usuário pode manter o próprio software da GeForce Experience sempre atualizado ou baixar os arquivos de configuração mais recentes da sua placa de vídeo da marca – detectando automaticamente o modelo do componente e baixando o pacote de drivers correto para a peça. Além disso, a seção também traz as principais notícias do mundo dos jogos, novidades a respeito do portfólio de hardware da NVIDIA e até algumas promoções ocasionais promovidas pela companhia ou por suas parceiras.
Jogue, grave e compartilhe
As mudanças mais significativas, no entanto, ficam com a ferramenta de gravação de vídeos integrada à plataforma. Se antes o ShadowPlay já era sucesso entre a galera que curte eternizar suas melhores jogadas e sessões multiplayer sem ter que recorrer a programas de terceiros, sua nova versão, batizada de Share Overlay UI tem tudo para conquistar ainda mais adeptos. Isso porque, a partir do update, o recurso dá suporte a gravações 4K a 60 fps e 4K DSR, deixando seus vídeos de gameplay ainda mais suaves e crocantes.
Além disso, a funcionalidade foi finalmente integrada aos principais sites de compartilhamento de vídeo e imagem da atualidade. O que isso significa na prática? Que basta terminar a captura da jogatina para que o material possa ser transmitido imediatamente para o YouTube, seja na íntegra ou com o jogador escolhendo quais partes cortar da gravação – como, por exemplo, aquela morte horrível em Overwatch. As screenshots registradas pelo software também podem ser editadas antes que você faça o upload para o Google Fotos ou Imgur.
Adeptos do streaming também podem experimentar a transmissão direta através da GeForce Experience nessa nova edição do app, já que agora ele pode ser conectado tanto à sua conta Twitch quanto ao seu perfil no YouTube Gaming – serviço recém-lançado no Brasil. Achou pouco? Bem, vale dizer que a plataforma agora também oferece – ainda em fase de testes – a função Gamestream Co-op, que permite fazer streaming a um grupo seleto de amigos ou deixar que eles controlem as suas ações no jogo.
Como se tudo isso não bastasse, a equipe da NVIDIA parece ter trabalhado com afinco para fazer com que o software tomasse ainda menos recursos do seu computador. Segundo a empresa, a GeForce Experience 3.0 é três vezes mais rápida que a edição 2.11.3.5 e gasta menos da metade da memória dessa versão – indo de mais de 200 MB de uso da RAM para apenas 88 MB. Você já teve acesso ao update? Conseguiu testar todas as funcionalidades? Deixe a sua opinião sobre o app mais abaixo, na seção de comentários.
Fontes