Era apenas uma questão de tempo. Desde que a Samsung e a Apple chegaram com seus poderosos smartphones, a Nokia vinha perdendo mais e mais de seu mercado – embora resistindo com seus aparelhos celulares comuns.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Mas agora, é oficial: um estudo feito pelo iSuppli indica que a antes gigante finlandesa agora não possui mais a maior fatia do mercado de celulares, que em 2011 era de 30% dos aparelhos. Segundo os dados revelados pelo site, ao fim de 2012 a liderança vai ser da Samsung, que deve dominar 30% desse mercado – já a Nokia vai cair para “apenas” 24%.
(Fonte da imagem: Reprodução/iSuppli)
Com a perda da posição que era ocupada há 14 anos, a empresa deve passar a ter ainda mais problemas. Especula-se que as ações da Nokia vão sofrer uma queda de 11 pontos, passando a valer apenas 5%; logo, podemos esperar mais fábricas fechando e demissões em massa.
Adeus celulares, olá smartphones
A pesquisa da iSuppli também revelou um dado interessante: em 2013, espera-se que o número de smartphones passe a superar o de celulares comuns, tomando uma fatia de 56% do mercado atual.
É claro que, assim como todas as previsões, podem ocorrer diferenças nos resultados reais. No entanto, essa notícia só serve para nos lembrar que, assim como a Nokia está perdendo espaço, os celulares estão seguindo o mesmo caminho. Assim, é provável que em poucos anos os smartphones dominem o mercado por completo.
Fontes