Fonte da imagem: Nokia.
Uma equipe da Nokia sediada na Finlândia criou uma parede de gelo sensível ao toque, o que permite a interação entre os cubos gelados e os usuários. Para obter tal resultado, os pesquisadores aplicaram a tecnologia de projeção digital no bloco de gelo com 2 metros de comprimento.
O Ubice, como foi apelidada a tecnologia, possui o mesmo tipo de iluminação utilizada na Surface – mesa interativa desenvolvida pela Microsoft em 2008 –, o RDI (rear-diffused illumination). O que permite a movimentação e alteração das cores no gelo é a disposição de algumas câmeras e uma fonte de infravermelho na parte traseira do bloco, que focalizam a parte frontal.
Assim que são captados movimentos, um software realiza a leitura dos dados enviados pelas câmeras de infravermelho e projeta as imagens no gelo – como as chamas vistas na fotografia inicial. A equipe poderia ter utilizado uma série de sensores acoplados ao bloco congelado, porém, isso aumentaria os custos do projeto – afirma Antti Virolainen, um dos membros da Nokia. Assista ao vídeo produzido pela NewScientist:
Esta tecnologia ainda não tem uma utilidade comercial. Porém, a expectativa é que o Ubice promova novas formas de interação entre as pessoas e as tecnologias. "Esta foi uma experiência divertida, mas mostrou que interfaces computacionais interativas podem ser construídas em qualquer lugar", comentou Jyri Huopaniemi no laboratório de pesquisa da Nokia, em Tampere.
Categorias