Mal o Switch chegou às lojas e parece que já encontraram maneiras de hackear o aparelho. Ao menos é isso o que qwertyoruiop afirma ter conseguido: em um tweet, o famoso hacker mostrou a tela do console exibindo informações criadas por ele – o que mostra que o sistema do dispositivo, de alguma forma, foi invadido.
Para fazer isso, qwertyouiop teria utilizado apenas um exploit vindo do não-tão-secreto-e-cheio-de-falhas navegador do Switch. Com as brechas do browser, o hacker precisou apenas modificar seu Webkit para o jailbreak do iOS, retirando os códigos para a plataforma da Apple.
that's just how it goes pic.twitter.com/ztkFrbjz5u
— qwertyoruiop (@qwertyoruiopz) 11 de março de 2017
A grande pergunta é: seria isso verdade? Infelizmente, qwertyouiop não deu qualquer informação sobre o assunto. O desenvolveldor LiveOverflow, no entanto, publicou uma prova de conceito no Twitter justamente mostrando que era possível utilizar o Webkit de jailbreak do iOS 9.3 para invadir o sistema do Switch.
What does Nintendo Switch and iOS 9.3 have in common?
— LiveOverflow (@LiveOverflow) 13 de março de 2017
CVE-2016-4657 walk-through and intro to browser exploitation:https://t.co/ZTcjjOuPvt
Antes que aqueles preocupados com a segurança do Switch fiquem temerosos demais, é bom notar que, até o momento, tudo o que temos sobre isso é um exploit dos mais simples; logo, mesmo que esse hack seja verdadeiro, ele não é uma ameaça. É claro que os hackers ainda podem se utilizar disso para encontrar falhas ainda maiores no console, mas se tratando de algo tão grande é pouco provável que a Nintendo deixe por isso – então pode esperar um patch para essa brecha muito em breve.
Via TecMundo Games.
Categorias