O Netflix é uma febre em qualquer lugar a que chega, e isso tem causado uma migração maciça dos telespectadores que costumavam assistir à TV a cabo ou aberta para a plataforma de streaming de filmes e séries. Além de custar muito mais barato em comparação com qualquer pacote de TV por assinatura, o serviço ainda é completamente livre de comerciais.
O pessoal do site Exstreamist ficou curioso para saber quanto tempo exatamente as pessoas passaram a “economizar” em média a cada ano em relação aos anúncios publicitários televisionados. Para isso, foi proposto um cálculo bastante simples, que subtraiu os minutos de propaganda em uma hora de transmissão de TV da média de horas diárias que os usuários do Netflix passam utilizando o serviço.
Se a maior parte das pessoas passa cerca de uma hora e meia assistindo ao Netflix por dia e no intervalo de uma hora de programação de TV são exibidos por volta de 15 minutos e meio de comerciais, o que dá aproximadamente 130 horas de propaganda por ano. Segundo uma tabela comparativa produzida pelo Exstreamist, isso equivale a:
- 5,4 dias perdidos
- 130 horas perdidas
- 3.900 minutos desperdiçados
- 65 filmes não vistos
- 177 episódios de Seinfeld não assistidos
Isso sem falar em todas as horas que você poderia passar com os amigos ou a família, enquanto assistiriam a alguma coisa juntos. E quem se dá mal com isso é quem ainda é adepto da “televisão tradicional”, já que, para compensar o êxodo de telespectadores, as emissoras têm aumentado o tempo dos comerciais e diminuído o dos programas exibidos. Reprises são editadas para durar segundos a menos, apenas para que se exibam mais anúncios entre um bloco e outro conforme o exemplo abaixo:
Vamos ver quanto tempo vai levar para que a televisão se reinvente completamente ou caia de vez no ostracismo.
Você prefere TV aberta, TV paga ou Netflix? Comente no Fórum do TecMundo
Fontes
Categorias