Não é preciso ser nenhum especialista para constatar que a imensa maioria dos internautas de hoje utiliza o Google Chrome, o Internet Explorer ou Mozilla Firefox para acessar a web. Claro que ainda temos o Safari e o Opera correndo por fora como alternativas para públicos que não gostam dos três líderes, mas existe a possibilidade de um novo competidor ganhar terrenos nos próximos meses. Estamos falando do navegador Vivaldi.
O browser foi lançado recentemente por um equipe liderada por Jon von Tetzchner, o cofundador e antigo CEO da Opera Software. Ele é focado nos “power users”, ou os usuários avançados da web, que adoram atalhos de teclado e ferramentas extras para anotações, emails, marcadores e afins.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Chrome + Opera
Em questão de desempenho, o Vivaldi é muito semelhante ao Google Chrome, já que foi desenvolvido a partir do projeto Chromium, que libera o código do Chrome abertamente para desenvolvedores experimentarem com o browser.
Apesar disso, ele lembra mais o Opera em suas versões antigas do que o próprio Chrome em questão de interface. Há uma barra lateral que dá acesso a praticamente tudo de interessante que o navegador tem, inclusive aos marcadores, seção de downloads, anotações e a um cliente de emails integrado. Apesar disso, nessa versão de testes, o cliente ainda não está funcionando.
De qualquer maneira, se você se considera um usuário avançado da web, vale a pena dar uma conferida nesse navegador em desenvolvimento e avaliar como ele está se saindo. Será mesmo que ele tem força para competir com os concorrentes que já estão estabilizados no mercado? Confira mais detalhes sobre o Vivaldi e faça o download através do Baixaki.
Fontes