O Internet Explorer não desfruta mais de seus tempos de glória. Acontece que, de acordo com pesquisa conduzida pela Adobe Digital Index (ADI), o navegador da Google é o browser mais popular dos EUA – tal constatação entra em consonância com um de nossos levantamentos publicados no mês passado: quais são os sistemas operacionais e navegadores mais utilizados pelos leitores do TecMundo? Confira os resultados neste link. Conforme reportado pelo relatório veiculado ontem (05) pela ADI, o Google Chrome representa 31,8% (em desktops e plataformas móveis) do total de softwares que possibilitam acesso à internet; um crescimento de 6% ao ano também foi registrado.
Em segunda colocação encontra-se ainda o Internet Explorer (IE): com 30,9% de usuários em todo os EUA (levando em conta também computadores e mobiles), o browser da Microsoft tem registrado queda anual de 6%. Como o terceiro navegador mais usado pelos estadunidenses fica o Safari, da Apple – 25% dos internautas utilizam a aplicação atualmente (o crescendo deste navegador tem sido atribuído à popularidade dos dispositivos móveis da Maçã). O bem conceituado Mozilla Firefox fica em quarta posição, com 8,7% das preferências – um declínio notável se considerados os 20% conquistados pelo browser da raposa há dois anos.
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“O controle do navegador pela Google não possibilita à empresa somente um ‘gerenciamento eficaz’ sobre a vida de seus usuários. Suas extensões, como Gmail e Google+, fazem com que os internautas gastem mais tempo com o ecossistema da Google”, observa Tamara Gaffney, uma das analistas da ADI. “O Internet Explorer aproveita sua relação com o sistema da Microsoft para ganhar popularidade como navegador padrão para a maioria [dos usuários de desktops]. Hoje, sistemas operacionais móveis são mais importantes – o que possibilita à Google e à Apple destaque em função dos OSs Android e iOS", comenta Tyler White, especialista em tecnologia da empresa responsável pela realização da pesquisa.
Metodologia
O relatório da ADI é baseado em dados anônimos agregados por serviços de comércio variados (comunicações em geral, entretenimento, serviços financeiros, sites especializados em viagens e outros). A Adobe Analytics detectou então os 17 bilhões de acessos feitos a sites por 10 mil internautas dos EUA em abril deste ano; desde de 2008, mais de 1 trilhão de visitas a domínios online foram feitas pelos internautas estadunidenses levados em conta.
Apple domina navegação feita via mobiles
Também de acordo com a pesquisa, a navegação feita por meio de plataformas móveis é dominada pelo software da Apple: 59,1% dos acessos são feitos através do Safari para mobiles. “O mercado precisa ficar atento à utilização de browsers na medida em que novas propriedades digitais são criadas. Entender os tipos de dispositivos usados pelas pessoas é tarefa crucial para o aperfeiçoamento das experiências dos consumidores”, diz ainda White.
IE ainda é soberano na navegação via desktops
O sucesso do Safari como browser mais utilizado nos EUA para navegação online em mobiles não se reflete em termos de plataforma para desktops. A ADI afirma, também, que 43,3% de todo o acesso realizado via computadores é feito às custas do IE; o software da Apple, nos desktops, é usado por somente 10,3% dos internautas. O Google Chrome angaria 30,6% de usuários, ficando, nesta categoria, em segunda colocação.
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