Com pouco mais de cinco anos de mercado e o segundo lugar absoluto na preferência dos usuários, o Mozilla Firefox anunciou no final de 2009 que já está trabalhando em uma nova versão do seu navegador.
O produto ainda não tem uma data definida para ser disponibilizado para download, mas tudo indica que seu lançamento ocorra ainda em 2010. Atualmente o navegador está em sua versão 3.6 e, já neste primeiro trimestre, será disponibilizada a versão 3.7. Segundo a empresa a ideia é implementar algumas das inovações já na próxima atualização, tornando a transição para o novo visual gradativa até o final do ano.
Mas quais serão estas novidades? Como será o design da quarta versão do navegador da Mozilla Foundation e quais são os benefícios que ele trará para os usuários? Enquanto o novo Firefox não chega, o portal Baixaki adianta algumas respostas para você.
Novo visual
Stephen Horlander, um dos envolvidos na criação do design da nova versão do Firefox, divulgou em seu blog algumas imagens do navegador. O primeiro detalhe que chama atenção é a implantação do "App Button" no canto superior esquerdo.
A função não é exatamente uma inovação e pôde ser vista pela primeira vez no Windows 7. Trata-se uma espécie de menu de contexto onde serão listadas todas as apps - complementos - do navegador. A partir dele será possível ter acesso rápido e organizado a todas elas, bastando para isso um simples clique no menu expansível.
Outra vantagem do novo sistema é o fato de ele ocupar bem menos espaço e ser bem mais discreto em relação ao que é utilizado atualmente. Além do aspecto estético a nova localização dos complementos tem a vantagem de ter um carregamento mais leve e menor probabilidade de conflito entre diversos apps.
Aparência próxima ao visual do Office
Outro elemento apontado pelo designer como um benefício para o usuário é a proximidade ao layout dos menus adotados em programas como o Microsoft Office 2010. A propostas agora é apostar em textos ao invés de ícones para cada uma das funções.
A explicação para a mudança é simples: os ícones, dependendo da quantidade de funções, podem acabar confundindo os usuários, algo que com o texto seria plenamente resolvido. Ao invés de todas elas estarem sempre dispostas na tela, submenus de contexto dariam conta do recado.
Refinando a barra de ferramentas
Ainda em estágio de desenvolvimento, a proposta do Firefox 4 é apresentar um visual refinado, mais moderno e que transmita uma sensação de leveza. Mais uma vez a aposta é seguir a tendência de outros navegadores, como o Safari e o Chrome.
Para isso o layout ganha cantos arredondados, botões menores e menos invasivos, além de barras de endereços e de favoritos mais discreta. Na diferenciação entre itens a aposta é utilizar mais cores de contraste complementar. Haverá ainda opção para usuário decidir se quer manter ou não a barra de favoritos.
Aperfeiçoando a experiência do usuário
Uma das principais características não só do novo layout do Firefox, mas também da maioria dos softwares lançados em 2009, é tornar o acesso por parte dos usuários mais intuitivo e rápido e, sem dúvida, a semelhança em termos de design facilita esse processo.
Dessa forma, a ideia não é copiar, mas desenvolver algo semelhante que torne o programa em questão mais acessível para leigos e agradável para os hard users, que passam horas na frente do computador.
Lançamento e impacto no mercado
Com dissemos anteriormente, ainda não há uma data oficial definida para o lançamento do Firefox 4, mas partes do novo aplicativo já devem ser conhecidas na versão 3.7 do navegador prevista para o primeiro trimestre.
A implantação será gradual e, como é de praxe no produto da Mozilla Foundation, muitos itens devem ser aperfeiçoados apenas após a experiência dos usuários, nas constantes atualizações que a empresa lança antes de mudar algo em definitivo. Vale lembrar que as imagens disponibilizadas ainda podem sofrer diversas alterações, uma vez que o projeto ainda está em andamento.
E você, caro usuário, qual é a sua expectativa para o lançamento da quarta versão do Mozilla Firefox? O que achou das mudanças apresentadas? O produto da Mozilla Foundation é seu navegador predileto? Dê sua opinião e participe.