(Fonte da imagem: Divulgação/Mozilla)
Com a mais nova versão do Firefox apostando em velocidade e baixo consumo de memória, e levando em conta também os novos Chrome, Opera e Internet Explorer, aquela velha e interminável dúvida volta a surgir: afinal, qual o melhor navegador da internet?
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O Lifehacker resolveu fazer uma bateria de testes no Windows, analisando itens baseados na experiência de navegação e em resultados de benchmarks que executem CSS ou JavaScript. Mas lembre-se: velocidade não é tudo, já que os aplicativos dependem de uma série de fatores para funcionarem da melhor maneira possível. Confira abaixo alguns dos testes realizados:
Inicialização
(Fonte da imagem: Reprodução/Lifehacker)
O item mede o momento em que você clica no ícone do navegador até o exato instante em que é possível começar a digitar endereços e navegar. A vitória foi unânime para o Opera 11.64, que leva menos de dois segundos. O Firefox 13 leva quatro vezes esse tempo.
Carregamento de abas
(Fonte da imagem: Reprodução/Lifehacker)
Foram abertas nove abas diferentes, como Facebook e Gmail, passando também por sites mais pesados, como o Hulu. Quem apresentou o menor tempo de carga foi novamente o Opera, com pouco mais de cinco segundos. Firefox e Internet Explorer 9 até melhoraram em desempenho, enquanto o Chrome 19 ocupa a lanterna da categoria.
Carregamento de endereços
(Fonte da imagem: Reprodução/Lifehacker)
Por utilizar um recurso de autocompletar, o Chrome levou fácil o carregamento de páginas por URL, com uma velocidade quase instantânea. O Opera foi, de longe, o pior colocado.
Restauração de sessão
(Fonte da imagem: Reprodução/Lifehacker)
Reabrir as abas que estavam em funcionamento antes de você fechar o navegador é um recurso bastante útil – mas será que é igualmente rápido? O Firefox, que traz esse item como uma de suas novidades, levou fácil a categoria: restaurou nove abas em menos de seis segundos. O Chrome novamente amarga o último lugar, com cerca de 22 segundos. O Internet Explorer, por não ter essa função, sequer entrou na briga.
JavaScript
(Fonte da imagem: Reprodução/Lifehacker)
O Chrome voltou a apresentar melhor desempenho rodando aplicativos e sites em Java. A briga foi acirrada pelo segundo lugar, conquistado pelo Firefox, seguido pelo Internet Explorer e pelo Opera.
Uso de memória
(Fonte da imagem: Reprodução/Lifehacker)
Com nove abas abertas e cinco extensões operando, o Firefox 13 surpreendeu e gastou menos do que Chrome e Opera. Enquanto a concorrência apresentou quase 200 MB usados, o navegador da Mozilla gastou apenas 60 MB.
Resultado final
Para não ser injusto e dizer que um navegador é definitivamente melhor que o outro, o Lifehacker qualificou o número de vitórias de cada um. O Firefox ficou na ponta, com desempenho de 75%. O segundo lugar é um empate entre Opera e Chrome, com 66%. Por último está o Internet Explorer, com 45%. Apesar de não ser oficial ou unânime, o site garante que há realismo no veredicto.
Fonte: Lifehacker