Na última segunda-feira (15), o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em um discurso feito na base militar conjunta de McGuire-Dix-Lakehurst, disse em tom de brincadeira que os aviões militares de transporte C-130 são mais eficientes que o trenó do Papai Noel. Porém, as informações coletadas pelo NORAD (Comando Norte-Americano de Defesa do Espaço Aéreo), desmentem completamente a afirmação de Obama, exibindo informações técnicas sobre o veículo do bom velhinho.
O NORAD, que é um programa de defesa conjunto dos EUA e do Canadá, foi rápido em responder as dúvidas levantadas pelo site Business Insider, que entrou em contato com um representante da organização. “Nós realmente não queremos comparar o trenó do Papai Noel com um C-130, mas o que nós podemos confirmar é que o trenó é um veículo versátil, preparado para todos os climas, multifuncional, capaz de pousos e decolagens verticais em espaços reduzidos”, afirmou uma pessoa do NORAD.
Ainda que o representante tenha tratado o assunto com “panos quentes”, de modo discreto, é fácil fazer um comparativo bem bacana tendo como base os dados apresentados pelo site “NORAD – Rastreando o Papai Noel”. Enquanto o singelo trenó é tido como capaz de viajar a uma velocidade maior que a da luz – cerca de 300 mil km/s, o C-130 marca uma velocidade máxima de meros 671 km/h. A diferença de carga também é gritante, com o avião norte-americano podendo carregar quase 20 mil quilos e o “noelmóvel” mais de 60 mil toneladas.
Para quem tem curiosidade, veja abaixo uma lista com as especificações do veículo que circula por todo planeta no dia de Natal.
Especificações técnicas:
- Desenho e construção: K. Kringle & Elves, Inc.
- Primeiro vôo (estimativa): 24 de dezembro, 343 D.C.
- Base: Polo Norte
- Comprimento: 75 pirulitos / 150 brigadeiros
- Largura: 40 pirulitos / 80 brigadeiros
- Altura: 55 pirulitos / 110 brigadeiros
- (Observação: As renas não estão incluídas nas medidas de comprimento, largura e altura do trenó.)
- Peso na decolagem: 75,000 jujubas
- Peso do passageiro na decolagem: Papai Noel, 118 kg
- Peso dos presentes na decolagem: 60,000 toneladas
- Peso no pouso: 80,000 jujubas (com acumulação de neve e gelo)
- Peso do passageiro no pouso: 572 kg
- Propulsão: Nove (9) rp (reindeer power ou renas-vapor)
- Armamento: Chifres (só para defesa)
- Combustível: Feno, aveia e cenoura (para as renas)
- Emissões: Secreto
- Velocidade de subida: 1 "PO" (piscar de olhos)
- Velocidade máxima: Mais rápido do que a luz das estrelas
Tradição natalina
Obviamente tudo não passa de uma brincadeira, mas que é levada bastante a sério por toda a equipe do NORAD. O projeto começou quando uma empresa colocou um anúncio com um número para que as crianças telefonassem para o Papai Noel, mas houve um erro e o telefone indicado na propaganda era o do NORAD, que acabou recebendo as ligações.
“O Diretor de Operações naquela época era o Coronel Harry Shoup. Ele fez sua equipe checar os radares para identificar qualquer movimento, do Papai Noel, do Polo Norte na direção do sul. Todas as crianças que telefonaram, receberam a localização do Papai Noel no momento da ligação”, explica o site do serviço de monitoramento.
Para os rabugentos que se preocupam com o quanto é gasto em um projeto desse tipo, fiquem tranquilos, o trabalho é todo feito de forma voluntária e com doações de empresas privadas. “Mais de 1.250 militares e civis canadenses e americanos do Departamento de Defesa voluntariam seu tempo no dia 24 de dezembro para atender os milhares de telefonemas e responder aos inúmeros emails que chegam como uma enxurrada, vindos de todas as partes do mundo”, diz o texto da página.
Caso queira conferir o trajeto do bom velhinho, basta visitar o site do serviço – que tem tradução oficial para o português – ou acompanhar o voo das renas com o trenó através do aplicativo dedicado do NORAD, em versões para Android, iOS e Windows Phone. Vale tudo para saber quando o seu presente está chegando, não é?