A NASA lançou um satélite em 2006 com o objetivo de analisar Plutão de perto. Agora, nove anos depois, o equipamento está quase chegando ao seu destino. E o melhor: você poderá acompanhar tudo de perto com um aplicativo lançado pela agência espacial dos Estados Unidos.
Essa é a primeira vez que um satélite vai investigar um dos últimos objetos celestes do nosso sistema solar. E finalmente, vamos descobrir como o pequeno astro realmente é. Na verdade, a New Horizons já descobriu que ele não é azul, como imaginávamos, e sim, marrom, conforme uma foto tirada no dia 8 de julho.
Plutão e sua lua
Você pode acompanhar também
Com o aplicativo “Eyes on the Solar System” (Olhos no Sistema Solar) desenvolvido pelo JPL (acrônimo em inglês para Laboratório de Propulsão a Jato) e disponível para Windows e Mac, você poderá contemplar diversas informações da chegada do satélite à Plutão.
É possível acompanhar em tempo real o que a News Horizons deve estar vendo, como ela está sendo operada para chegar até Plutão e o que ela está captando e armazenando sobre o astro. Vale lembrar que se trata apenas de uma simulação, já que ainda não é possível fazer um streaming ao vivo dos confins do sistema solar.
Pela primeira vez, um mapeamento detalhado
Em poucas horas, o satélite deverá ficar o mais próximo possível do pequeno corpo celeste (a 12,5 mil quilómetros da superfície). Sendo assim, a NASA conseguirá fazer um mapeamento detalhado de Plutão pela primeira vez na história.
É bom lembrar que a agência espacial já está registrando diversas imagens sobre ele e sua lua, divulgando todo o conteúdo em seu próprio site. Vale a pena conferir através deste link.
Ponto mais próximo
Na manhã desta terça-feira (14), a sonda New Horizons alcançou o ponto mais próximo de Plutão e nos brindou enviando esta belíssima imagem, vale a pena conferir.
Categorias