Os rumos da música na internet são promissores, com artistas lançando álbuns por sistemas de pagamento variados, em uma série de sites e com canções avulsas. Até que Beyoncé, uma das mais respeitadas e idolatradas celebridades do pop atual, deu um passo atrás e voltou a usar um modo antigo de comércio na rede.
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A artista anunciou de surpresa nesta sexta-feira (13) o lançamento de "Beyoncé", o quinto álbum de estúdio da cantora. Entre as novidades, o material é exclusivo do iTunes (ou seja, serviços de streaming como Spotify, Deezer e Rdio ficam de fora) e custa US$ 15,99, sem oferecer a possibilidade de comprar músicas avulsas. Além de 14 músicas inéditas, o "álbum visual", como ele é chamado, tem 17 vídeos de apresentações ao vivo, incluindo o Rio de Janeiro.
A novidade caiu como uma bomba na indústria fonográfia, já que rumores sobre um novo CD circulavam há algum tempo, mas ninguém tinha certeza sobre como ele seria ou quando sairia. Apesar da surpresa ter sido bem recebida, o lançamento exclusivo e limitado já gera muitas críticas por parte dos fãs. Segundo o comunicado oficial, a medida "é um plano preventino para uma artista que já foi alvo de vazamentos".
O CD/DVD físico será duplo e colocado para venda até o Natal.
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