Aprender a tocar um instrumento exige muita prática, o que significa repetir exaustivamente cada música e exercício. Mas nem sempre isso é possível sem o acompanhamento de uma partitura ou do professor – a não ser que a tecnologia dê uma mãozinha.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
É só ver o caso acima, que tem um nome bastante criativo: Projected Instrument Augmentation (PIANO). Desenvolvido por dois músicos e colegas da Universidade de Ulm, na Alemanha, o sistema é composto de uma tela que, acoplada acima do piano elétrico, faz com que blocos coloridos "caiam" em direção ao instrumento, indicando quais as notas que devem ser tocadas a seguir e em qual ordem, incluindo o período de tempo em que ela deve ficar pressionada e técnicas especiais, como o staccato.
Esse simulador, que lembra bastante o estilo de jogos como Guitar Hero e Rock Band, tem um sistema em que você só escuta a música, e usa a cor vermelha para indicar se você errou uma nota, além de outros tons para indicar qual dedo deve ser usado.
Apesar de ser revolucionário e simples, o sistema não deve ser muito popularizado, sendo restrito a exercícios de técnica – ou seja, ainda não há método de aprendizagem melhor que a boa e velha partitura.
Fontes
Categorias