Com o crescimento da capacidade de processamento dos computadores pelo mundo todo, o aumento na nossa utilização de redes sociais públicas e o avanço das tecnologias de análise da chamada big data, é de se esperar que vejamos cada vez mais áreas impactadas pela tecnologia. A realidade, no entanto, é mais presente do que imaginaríamos, e a Oracle demonstrou isso recentemente com uma parceria com o produtor musical Dudu Borges, responsável por boa parte dos maiores sucessos musicais brasileiros dos últimos 10 anos.
Dudu Borges usou a ferramenta da Oracle como ajuda para criar uma versão de uma canção do colombiano Maluma
Durante um evento realizado em São Paulo na última quinta-feira (4), a empresa anunciou que o produtor utilizou seus sistemas de análise de dados para criar seu próximo grande hit com ajuda da interação espontânea dos usuários das principais redes sociais. Usando seu perfil no Twitter, por exemplo, Borges fez perguntas como “que instrumento musical te emociona mais”, estimulando seus seguidores a responder utilizando a hashtag #OracleItsYourTime.
Independentemente do uso na marcação, o sistema da Oracle então permitiu que ele observasse a interação do público e levantasse não apenas instrumentos, mas também ritmos e melodias que têm mais chance de tocar a maioria da população engajada. Adicionando a esses dados a grande experiência do próprio produtor, ele então trabalhou para criar uma versão do reggaeton latino do cantor colombiano Maluma para ser interpretada pela dupla Bruninho & Davi.
A iniciativa é ambiciosa
Dos bastidores para os holofotes
A iniciativa é relativamente inesperada por parte da Oracle, que costuma ser mais associada aos bastidores de projetos envolvendo grandes corporações, e não a iniciativas que chegam tão perto do público em geral. “A música é o meio ideal para conectar as pessoas e mostrar como a tecnologia está em todos os momentos da nossa vida e dos nossos negócios”, diz Carmela Borst, VP de marketing da companhia, acrescentando que a ação mostra como a Oracle possui soluções para “empresas de qualquer tamanho, de startups a corporações”.
Mais do que simplesmente apresentar dados “chapados”, Dudu Borges diz ter ficado impressionado com a profundidade das informações coletadas. “Se as pessoas dizem que não gostam de determinado artista ou estilo, dá para saber porque não, em que situação, com qual intensidade. É possível saber o que elas estão sentindo, tanto em tempo real quanto ao longo de anos e em contextos cheios de tanta vida, nos quais a gente nem conseguiria pensar”, ressalta o produtor.
Quando conheci a ferramenta, fiquei perdido com as opções e não sabia como usar. Agora, não sei mais como não usar
“Quando conheci a ferramenta da Oracle, eu fiquei perdido com a quantidade de opções e falei que não sabia como usar. Agora, não sei mais como não usar. A música é passar sensação e sentimento para as pessoas, e ter um sistema tão poderoso para isso é incrível”, conclui Borges. O fruto do trabalho, a versão brasileira da música de Maluma, já foi gravada em estúdio pela dupla Bruninho & Davi e deve ser divulgada na segunda metade de maio pela VEVO, responsável pela curadoria do projeto.