Você já imaginou que itens raros de décadas passadas são descartados com frequência como lixo? Ao ler isso, colecionadores de antiguidades têm um pequeno ataque do coração. A cooperativa de reciclagem de lixo eletrônico Coopermiti, por exemplo, recebe diariamente diversos aparelhos descartados e, entre eles, muitas vezes encontram verdadeiros tesouros que ajudam a remontar a história da tecnologia.
Sendo assim, a organização montou um acervo com os equipamentos encontrados nessa autêntica mina de ouro. Os mais antigos datam da década de 1930 e incluem eletrodomésticos, brinquedos e telefones.
Algumas das peças mais curiosas presentes no museu incluem o saudoso Atari 2600, o clássico Telejogo – primeiro console lançado por aqui —, uma máquina de datilografia e até mesmo o brasileiro Unitron Ap II – a cópia tupiniquim do Apple II, um dos primeiros computadores da Maçã.
Galeria 1
Todo o acervo fica localizado no galpão da Coopermiti, no bairro Casa Verde, em São Paulo. A instituição leva a exposição de forma itinerante para eventos e empresas, para alertar sobre as práticas de descarte consciente.
Para conhecer o museu, agendar visitas escolares ou até esclarecer dúvidas sobre como entregar equipamentos para reciclagem, basta entrar em contato com a equipe. Se você está muito longe do local, pode conferir as peças na página da cooperativa, neste link.
...
Já pensou se o TecMundo fizesse eventos presenciais para discutir os temas mais interessantes relacionados a tecnologia? Agora isso é real! Cadastre-se no TecSpot e saiba tudo em primeira mão!
Fontes
Categorias