Depois do lançamento do Android 2.3 (o esperado Gingerbread) ontem para o celular Nexus S, os responsáveis pelo sistema operacional para aparelhos portáteis já estão alçando voos mais altos.
Andy Rubin, responsável pelo Android, mostrou ontem a versão 3.0 do SO, que parece otimizado para rodar de forma mais que satisfatória nos próximos tablets que surgirão por aí. A apresentação aconteceu no evento Dive into Mobile, e utilizou como ferramenta um protótipo de tablet da Motorola, o que deixou aqueles que adoram tecnologia ainda mais alvoroçados.
O tablet
Antes de falar do sistema operacional em si, vale a pena dar uma olhada no protótipo da Motorola. O tablet conta com uma tela provavelmente maior do que as de 7” e não apresenta botão nenhum, ou seja, tudo é controlado através da tela sensível ao toque.
Além disso, Rubin afirma que o aparelho roda com um processador dual core 3D e placa NVIDIA, e será capaz de realizar chats por vídeo. Ainda se trata de um protótipo, porém já dá para perceber que o aparelho vai entrar com tudo na briga dos tablets.
Android Honeycomb
Já no sistema operacional, é possível perceber que a tela incial está diferente, sem os ícones usuais do Android. Cada um dos aplicativos utiliza de uma melhor forma o espaço extra proporcionado pela tela maior em relação aos celulares.
O que aparece no vídeo da apresentação é um novo app do Gmail. Com ele, Rubin apresentou a opção interessante de dividir aplicativos em fragmentos múltiplos. Ou seja, o app do Gmail teria duas janelas abertas, uma para a caixa de entrada e outra para emails enviados, por exemplo.
Para tablets, isso será visualizado em uma mesma tela, porém em celulares essa visualização seria sequencial. Com isso, o Android encontra as telas dos computadores e passa a realmente ser multitarefa, com várias janelas abertas e acessíveis ao mesmo tempo.
Além disso, Rubin ainda mostrou uma nova versão do Google Maps, para quem possui aparelhos com suporte 3D e vetor, algo que ainda pode chegar para outras versões do sistema operacional.
Para os que ainda acreditam que as versões anteriores do Android não se adaptavam realmente aos tablets, o Honeycomb parece ser o final da discussão. O Android 3.0 será lançado “no ano que vem”, sem maiores especificações.