A Lenovo anunciou em seu evento Tech World, realizado hoje em São Francisco, EUA, seus novos smartphones top de linha da família Moto: os Moto Z e Z Force. Os aparelhos são cheios de novidades, como as Moto Mods/Snaps e o design superfino e compacto. Esses e muitos outros detalhes ofuscaram o fato de os aparelhos não possuírem o tradicional plugue de 3,5 mm para fones de ouvido.
Jornalistas que estiveram presentes no evento só notaram a falta da conexão ao comparecerem à sala de testes dos dispositivos no fim do evento, e alguns de nossos leitores atentos também perceberam isso.
Na lista de especificações dos dispositivos, a Lenovo informa que vai enviar na caixa um fone de ouvido com conexão USB-C e, junto com ele, um adaptador USB-C/3,5 mm para que as pessoas não precisem abandonar seus fones atuais quando comprarem um Moto Z.
A migração começou de vez
É curioso comentar sobre isso porque a Lenovo/Motorola é a primeira grande marca de smartphones a ter coragem de fazer essa mudança em seus smartphones. Vários aparelhos de fabricantes chinesas menores já o fizeram, mas nenhum deles gerou muito burburinho na web por causa disso. Há vários meses, rumores têm indicado ainda que a Apple deve seguir essa linha e abandonar o conector de 3,5 mm em favor do Lightning.
A Lenovo é a primeira grande marca de smartphones a ter coragem de fazer essa mudança
Já existem inclusive alguns fones de ouvido com plugues Lightning à venda, mas os USB-C são bem raros ainda. Espera-se que, com o lançamento do Moto Z em escala global, isso possa mudar. Também não seria uma surpresa alguma empresa qualquer lançar um Moto Mode/Snap focado em áudio que tenha uma porta de fones de ouvido tradicional.
Tendo isso em vista, podemos dizer então que a entrada USB-C será a única conexão física do Moto Z se não considerarmos os pinos da parte traseira que fazem a integração com os módulos. Será que as pessoas vão se incomodar com isso, ou ninguém vai se importar de verdade, já que há um adaptador na caixa?
Fontes