Um recurso secreto disponível nos carros da Tesla permite ativar a direção totalmente autônoma dos veículos, dispensando a intervenção humana no processo, como na versão padrão do sistema. A funcionalidade foi descoberta pelo hacker apelidado de “Green”, que compartilhou a novidade em seu perfil no Twitter, no último sábado (17).
Conhecido por antecipar tecnologias dos carros elétricos da montadora e descobrir bugs nos automóveis, o pesquisador de segurança não forneceu detalhes sobre como encontrou o recurso no computador de bordo. No entanto, gravou e divulgou vídeos desta versão desbloqueada do sistema Full Self-driving (FSD) em funcionamento.
Batizado por ele de “Modo Elon”, em referência ao CEO da Tesla, o recurso oculto aciona o FSD e não exige o acompanhamento do motorista para que o carro dirija sozinho. Em sua versão convencional, o mecanismo obriga o condutor a pressionar o volante em alguns momentos, confirmando que está atento à direção.
Impressions after nearly 600 miles on 11.4.3 with Elon mode (could not get a non-Tesla car to try in time).
— green (@greentheonly) June 17, 2023
It went much better than the prior experiment obviously.
Many contributing factors. I was not as late so I did not mind as much (still ended up 5 minutes late solely
Essa exigência da tecnologia costuma irritar os motoristas, o que não aconteceu com Green, que conseguiu acionar a direção 100% autônoma em uma versão antiga do Tesla Model X sem câmera interna, equipamento essencial para monitorar o motorista. O hacker afirma ter duas horas de gravações dirigindo o carro sem as mãos.
Musk já prometeu carro totalmente autônomo
Uma função como o recurso secreto nos carros da Tesla descoberto pelo especialista em segurança, que permite ao veículo dirigir sem a intervenção humana, no momento é apenas uma promessa de Elon Musk. No final do ano passado, o bilionário deu a entender que a tecnologia seria disponibilizada em breve.
Promessas semelhantes também foram feitas em outras ocasiões, como em uma delas na qual o chefe da montadora disse que teria carros 100% autônomos em 2017. Mas até agora, há apenas a versão beta do FSD, pela qual os motoristas precisam pagar uma taxa de US$ 15 mil (R$ 71,6 mil) para experimentá-la, e o recurso Autopilot, mais simples, que apenas auxilia o condutor.
A segurança do sistema pode ser um fator que dificulta a liberação da funcionalidade para todos, já que a versão que exige a participação do motorista esteve envolvida em vários acidentes nos últimos anos. Em fevereiro, a Tesla lançou uma atualização para corrigir problemas encontrados no mecanismo, que aumentavam os riscos de colisões.
Conforme disse o hacker, o software está mais seguro agora do que em 2017, quando ele começou a inspecionar o FSD. O autor do vídeo acima comentou que a tecnologia dirige “devagar” nas rodovias e pode mudar de faixa aleatoriamente, além de afirmar não ter ficado impressionado com a eficiência do Modo Elon, nome criado por ele e sem qualquer associação com a fabricante.
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