Uma nova pesquisa encomendada pelo Google mostra que os brasileiros têm bastante interesse na aquisição de veículos elétricos. Segundo o relatório produzido pela Offerwise, mais da metade da população no Brasil que deseja comprar um carro, cerca de 52% das pessoas entrevistadas, diz que cogita trocar de veículo nos próximos meses e que consideram adquirir modelos elétricos ou híbridos.
O dado que mais chama a atenção, porém, revela que o carro elétrico é um sonho de consumo do brasileiro e está ligado a um bom status social — para 98% dos participantes do levantamento, os donos desses carros são vistos como pessoas bem-sucedidas. O número é superior ao daqueles que enxergam os proprietários dos veículos eletrificados como pessoas preocupadas com o meio ambiente (48%).
Segundo o relatório, 37% das pessoas disseram que o apelo tecnológico é o principal fator para a aquisição, já 35% querem um carro elétrico ou híbrido por conta dos benefícios em custos e isenções; outros 27% acreditam que a questão ambiental seja o maior fator motivador para o uso desses modelos.
A pesquisa foi realizada com pessoas de todo o Brasil em fevereiro deste ano e, ao todo, foram entrevistados 1.200 brasileiros que têm o desejo de adquirir um veículo elétrico ou híbrido nos próximos meses. Homens e mulheres participaram das entrevistas, inclusive, 41% daquelas que desejam comprar os elétricos são mães — outra informação interessante é que 60% dos entrevistados são das classes A e B.
“A indústria automotiva está mudando de eixo: o consumidor começa a ver as marcas não só como montadoras, mas também como uma indústria de tecnologia. A partir de agora, a percepção tecnológica vai ser fundamental para construir a consideração das marcas desse setor. Isso requer que as empresas repensem sua estratégia, usando dados para oferecer experiências personalizadas, vendendo serviços associados aos seus produtos, e investindo na percepção de eficiência, segurança e entretenimento”, disse a head de negócios para o segmento de Mobilidade do Google Brasil, Lara Guedes, durante o evento Think Mobility.
Cerca de 98% dos entrevistados enxergam os donos de carros elétricos e híbridos como pessoas que conquistaram o sucesso.Fonte: GettyImages
Carros híbridos e elétricos
Para 29% das pessoas, o carro é o principal meio de locomoção para o trabalho, já 71% dos entrevistados dizem que os veículos são um meio de se locomover com segurança e conforto. De qualquer forma, os interessados consideram as características tecnologias e de eficiência como prioridade na hora da aquisição.
Os SUVs são a categoria com o maior número de buscas por carros elétricos e híbridos, mas a pesquisa revela que mais de 40% dos entrevistados se interessam por sedans, enquanto mais de 19% têm interesse picapes — o número de pesquisas por sedans elétricos dobrou em 2023, mostrando que a busca por esses modelos está em ascensão.
Categorias