A montadora chinesa BYD é uma forte candidata a assumir a antiga fábrica da Ford em Camaçari (BA). As negociações já estão bem avançadas e, com viagem marcada à China, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode levar pessoalmente os detalhes finais do acordo, segundo o jornal O Globo.
A BYD é uma das maiores montadoras de carros elétricos do mundo, e dar início a produção no Brasil estaria alinhado com plano de ampliar a mobilidade elétrica por aqui. A empresa já possui representação oficial no país, com sede em Campinas (SP).
Início de atividades previsto para 2024
Apesar das conversas entre o governo da Bahia e a montadora, a venda da planta de Camaçari ainda não foi concluída. Em comunicado oficial, um representante da Ford informou ao Canaltech que “continua ativamente em processo de negociação com potencial comprador.”
A fábrica da Ford na Bahia encerrou atividades em 2021 e desde então o governo estadual vem buscando estratégias para reindustrializar a economia e preservar empregos. Ao final de 2022, a BYD assinou um protocolo de intenções para investir R$ 3 bilhões na planta, caso ganhe a concorrência da compra da fábrica.
(*) - Consumo km/l e: equivalente quando no modo 100% elétrico ou híbrido plug-in.https://t.co/O4mSkKrZZ0
— BYD do Brasil (@BrasilBYD) February 22, 2023
Os detalhes da negociação não são públicos, justamente para não prejudicarem eventuais acordos de venda. No entanto, uma fonte informou ao jornal O Globo que a montadora poderá assumir o polo de Camaçari já no próximo mês, com planos de iniciar em 2024 a fabricação nacional do Song Plus DM-i.
Categorias