A Autopass, empresa responsável pela bilhetagem eletrônica de trens e metrôs de SP, irá instalar novas catracas compatíveis com pagamento via NFC. O projeto-piloto irá contemplar 12 novas estações da CPTM e do Metrô de São Paulo.
A iniciativa parte da parceria entre a Secretaria de Transportes Metropolitanos e a Abasp, associação sem fins lucrativos focada em melhorar o sistema de bilhetagem de São Paulo.
Desde 2021, a estação João Dias (Linha 9) já utiliza a tecnologia de NFC e a Barra Funda (Linha 12) recebeu a novidade no último domingo (12). Ao menos três outras estações irão receber a funcionalidade até o final de fevereiro:
- Jabaquara (Linha 1)
- Ipiranga (Linha 10)
- Consolação (Linha 2)
Uma lista completa com as estações restantes será divulgada em breve pela Autopass.
Facilitar e agilizar o embarque
A bilhetagem eletrônica já vem agilizando o acesso ao transporte público em São Paulo. Contudo, a maioria das estações da cidade operam dependendo do Bilhete Único ou do Cartão Top, principal produto da Autopass.
Catracas com pagamento por aproximaçãoFonte: Autopass/Divulgação
Para a maioria dos usuários, isso não é necessariamente um problema, por fazer parte de sua rotina. Entretanto, para quem está apenas de passagem, é preciso adquirir um desses serviços, dependendo da frequência das visitas, ou recorrer a bilhetes unitários.
Com a chegada do pagamento por aproximação, isso não será mais necessário. Basta o usuário dispor de um cartão de crédito ou débito com função NFC, ou dispositivos inteligentes com carteira digital, para utilizar trens e metrôs na região metropolitana de SP.
Fontes
Categorias