Um anúncio do recurso Full Self-Driving (FSD) promovido pela Tesla em 2016 foi encenado, revelou o diretor de software Ashok Elluswamy. Em um artigo da Reuters, o engenheiro afirmou que o carro de teste bateu em uma cerca do estacionamento da montadora.
Segundo o especialista, o acidente ocorreu quando o veículo tentava estacionar sozinho. Então, o software de direção autônoma foi desligado e os motoristas assumiram o controle do carro durante as gravações.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Propaganda da Tesla mostrou funções que ainda não estavam disponíveis.Fonte: Jonas Leupe/Unplash
Na época, Elon Musk, CEO da Tesla, usou o Twitter para divulgar o vídeo em questão. O executivo menciona que “a pessoa no banco do motorista está lá apenas por motivos legais, mas o carro está dirigindo sozinho”.
Durante o anúncio, a montadora cita que a tecnologia FSD permite que “carros dirijam sozinhos em ruas, rodovias e encontrem uma vaga para estacionar”. O promocional ainda mostra o veículo reconhecendo os sinais de semáforos, recurso que ainda não estava disponível em 2016.
Segundo Elluswamy, a Tesla usou um mapeamento 3D para criar um percurso predeterminado apenas para as gravações do comercial. Então, após o acidente no estacionamento, foi necessário o uso de motoristas.
“A intenção do vídeo não era retratar com precisão o que estava disponível aos clientes em 2016, mas mostrar o que era possível incorporar ao sistema”, disse o engenheiro durante um depoimento usado como prova em uma ação contra a montadora após um acidente fatal em 2018.
O recurso de assistência Autopilot da Tesla foi anunciado em 2014.Fonte: Tesla/Divulgação
História do Autopilot da Tesla
Lançado em 2014, o Autopilot da Tesla é um recurso de assistência de direção ao motorista. Atualmente, o software permite que o carro dirija em áreas urbanas e rodovias dentro da própria faixa.
Em 2016, a montadora anunciou o Full Self-Driving como um complemento do Autopilot. Ainda em fase beta, o recurso permite que o carro mude de faixa, reconheça sinais semafóricos e estacione sozinho.
Devido aos atrasos na entrega da versão final do software e aos diversos acidentes – sendo alguns fatais –, a Tesla já recebeu vários processos de motoristas. Bem como, a fabricante já assumiu que a tecnologia ainda possui falhas.
Fontes
Categorias