Na última quarta-feira (4), a Sony divulgou um dos protótipos do veículo elétrico que está sendo desenvolvido em parceria com a Honda. O carro, nomeado de Afeela, foi apresentado durante a Consumer Electronics Show 2023 (CES), que acontece em Las Vegas entre os dias 5 e 8 de janeiro.
De acordo com informações reveladas durante a conferência, o veículo tem previsão de ser lançado em 2026, mas a pré-venda abrirá a partir do primeiro semestre de 2025. Além disso, Cristiano Amon, CEO da Qualcomm, comentou que o carro usará o chassi digital Snapdragon, entre outras tecnologias automotivas da marca.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Por exemplo, a Qualcomm anunciou o processador Snapdragon Ride Flex SoC, para processar informações de direção assistida, cockpit e sistema de entretenimento — até então, chips diferentes eram usados para cada uma dessas funções. Inclusive, foi fechada uma parceria com a Epic Games para usar o motor Unreal Engine 5 para criar as animações do sistema e na plataforma de infoentretenimento do carro.
"Para realizar a mobilidade inteligente, são necessárias atualizações contínuas de software e computação de alto desempenho. Para esse fim, trabalharemos em estreita colaboração com a Qualcomm”, disse o executivo-chefe da Sony Honda Mobility, Yashuhide Mizuno, durante a CES 2023.
Sony, Honda e Afeela
O exterior do Afeela incluirá mais de 40 sensores de diferentes tipos, como câmeras, radar e lidar, para detectar objetos ao seu redor e dirigir de forma autônoma. Em relação ao design, o veículo é um sedã prateado com teto preto e possui uma barra de luz na parte frontal — alguns participantes da CES 2023 afirmam que ele é semelhante a uma mistura de dois carros, o Porsche 911 e o Lucid Air.
Possivelmente, será o carro elétrico com o melhor sistema de infoentretenimento do mercado.Fonte: Reprodução/Afeela
Em uma entrevista no último ano, Mizuno disse que o carro pode ser lançado com um PlayStation 5 totalmente integrado no sistema de infoentretenimento. Ou seja, em um futuro possível, o PS5 pode se tornar a plataforma favorita de muitos motoristas.
Fontes
Categorias