A 99 oficializou na terça-feira (11) a expansão do serviço de câmeras de segurança que gravam as viagens dentro e fora do carro para mais cidades. O programa de monitoramento das corridas, cuja finalidade é aumentar a segurança de condutores e passageiros, estreou em 2020 no município de São Paulo (SP).
Com a ampliação da disponibilidade da tecnologia, os motoristas do app em Belo Horizonte (MG), Belém (PA), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Goiânia (GO) e Manaus (AM) também terão acesso à novidade. A expectativa da empresa é chegar a 14 mil câmeras instaladas até o final deste ano.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Os equipamentos trazem GPS, rastreando a localização do veículo em tempo real, e um chip 4G dedicado que fornece a conectividade ao dispositivo, evitando gastar o plano de dados do motorista. Eles também contam com lentes olho de peixe, proporcionando uma visão panorâmica do interior e do exterior do automóvel.
O passageiro é alertado sobre o uso da câmera e pode escolher se aceita seguir a viagem.Fonte: 99/Divulgação
As câmeras de segurança da 99 são equipadas ainda com o modo noturno, para gravações em condições de baixa luminosidade, e microfone para registro do som ambiente. De acordo com a companhia, o armazenamento das imagens segue as normas da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Como solicitar
Os motoristas interessados em instalar a câmera da 99 podem solicitar o serviço no app para condutores, na opção “botão de segurança”. Os custos são de R$ 50 para a instalação do dispositivo e taxa de manutenção de R$ 9,90 por semana, valor que também cobre eventuais danos e/ou troca, se necessário.
A empresa oferece a possibilidade de isenção da manutenção para os parceiros que realizarem pelo menos 35 viagens entre segunda e domingo. Para aqueles que já possuem a câmera instalada e completarem o requisito, o benefício é disponibilizado na semana seguinte.
Categorias